Aula sobre Substantivos Coletivos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Professor, explique aos alunos que os substantivos coletivos são palavras que designam um conjunto de seres da mesma espécie. Por exemplo, "cardume" para um conjunto de peixes, "rebanho" para um conjunto de gado, "público" para um conjunto de pessoas em um evento. É importante que os alunos saibam identificar e utilizar esses termos corretamente, tanto para enriquecer seu vocabulário quanto para compreender melhor a língua portuguesa. Nesta aula, eles utilizarão a metodologia ativa Gamificação, que consiste em tornar o aprendizado mais lúdico e envolvente por meio de um jogo criado pelos próprios alunos. Desafie-os a criar um mapa de registro de um jogo sobre substantivos coletivos, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que os substantivos coletivos são palavras que designam um conjunto de seres da mesma espécie. Por exemplo, "cardume" para um conjunto de peixes, "rebanho" para um conjunto de gado, "público" para um conjunto de pessoas em um evento. É importante que os alunos saibam identificar e utilizar esses termos corretamente, tanto para enriquecer seu vocabulário quanto para compreender melhor a língua portuguesa. Nesta aula, eles utilizarão a metodologia ativa Gamificação, que consiste em tornar o aprendizado mais lúdico e envolvente por meio de um jogo criado pelos próprios alunos. Desafie-os a criar um mapa de registro de um jogo sobre substantivos coletivos, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Conhecimento prévio

    Faça um breve questionamento sobre o que são substantivos coletivos e peça alguns exemplos aos alunos. Em seguida, solicite que os alunos formem duplas ou trios para discutirem e anotarem ideias sobre um jogo de substantivos coletivos.

  3. Etapa 3 - Introdução

    Explique o que é a metodologia Gamificação e como ela será utilizada na aula. Em seguida, apresente o objetivo da aula: que os alunos criem um mapa de registro de um jogo sobre substantivos coletivos, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Criação

    Os alunos deverão criar no mapa de registro os campos: nome, objetivo, desafios e esquema de recompensas - o que os jogadores ganharão ao passar de níveis ou concluir desafios -, e as informações para o consumidor final, que explicarão como jogar o jogo. Todos devem estar relacionados ao tema "substantivos coletivos". Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu mapa de registro do jogo para a turma, explicando cada campo dele. Faça observações e dê feedbacks.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a aula e peça que os alunos também compartilhem suas opiniões sobre a metodologia e a atividade realizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a função e a importância dos substantivos coletivos na língua portuguesa;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe por meio da metodologia ativa Gamificação;
  • Contribuir para a ampliação do vocabulário dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Adequação do nome e objetivo do jogo ao tema proposto.
  • Coerência entre os desafios do jogo e o tema proposto.
  • Definição de um número adequado de níveis para o jogo.
  • Criatividade e originalidade na definição do esquema de recompensas.
  • Clareza e objetividade na definição das informações para o consumidor final.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva a metodologia Gamificação e como ela será utilizada na aula;
  • Auxiliar e tirar dúvidas dos alunos durante a criação do jogo;
  • Observar e dar feedbacks sobre a apresentação dos jogos;
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e pedir opiniões dos alunos sobre a metodologia e a atividade realizada;
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em duplas ou trios sobre o jogo de substantivos coletivos;
  • Criar no mapa de registro do jogo o nome, o objetivo, os desafios, o número de níveis, o esquema de recompensas e as informações para o consumidor final.
  • Apresentar o mapa de registro do jogo para a turma;
  • Escutar atentamente as observações e feedbacks do professor;
  • Compartilhar suas opiniões sobre a metodologia e a atividade realizada.