Aula sobre Substantivos Coletivos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Professor, explique aos alunos que, nesta aula, eles irão trabalhar o tema "Substantivos Coletivos" e sua função na língua portuguesa. Os substantivos coletivos são palavras que se referem a um conjunto de seres da mesma espécie, como cardume de peixes, enxame de abelhas, entre outros. Eles são muito comuns no nosso cotidiano, mas muitas vezes passam despercebidos. Por isso, é importante que os alunos aprendam a identificá-los e compreendam sua função na língua portuguesa. Para uma aula mais dinâmica e participativa, eles utilizarão a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual criarão um template de avaliação por rúbrica. Dessa forma, os estudantes serão incentivados a debater e discutir sobre o tema, construindo seu próprio conhecimento.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que, nesta aula, eles irão trabalhar o tema "Substantivos Coletivos" e sua função na língua portuguesa. Os substantivos coletivos são palavras que se referem a um conjunto de seres da mesma espécie, como cardume de peixes, enxame de abelhas, entre outros. Eles são muito comuns no nosso cotidiano, mas muitas vezes passam despercebidos. Por isso, é importante que os alunos aprendam a identificá-los e compreendam sua função na língua portuguesa. Para uma aula mais dinâmica e participativa, eles utilizarão a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual criarão um template de avaliação por rúbrica. Dessa forma, os estudantes serão incentivados a debater e discutir sobre o tema, construindo seu próprio conhecimento.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são substantivos coletivos e se conseguem dar exemplos. Em seguida, apresente alguns exemplos, previamente selecionados por você, e peça para que os alunos digam a que conjunto de seres eles se referem. Logo após, apresente os conceitos de substantivos coletivos e sua função na língua portuguesa. Para exemplificar, utilize imagens ou vídeos, previamente selecionados, que ilustrem os termos.

  3. Etapa 3 - Preparação

    Divida os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas. Cada grupo irá criar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça aos alunos um roteiro com os tópicos que devem ser abordados no template.

  4. Etapa 4 - Debate

    Cada grupo irá debater e discutir sobre o tema, utilizando o template de avaliação por rúbrica como guia. Circule pela sala, auxiliando e orientando os alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seus resultados para a turma, explicando como chegaram às conclusões e quais foram os critérios utilizados para avaliar o tema.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça uma reflexão sobre a aula, destacando as principais conclusões e os aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar a função dos substantivos coletivos;
  • Estimular a participação e o debate em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por rúbrica.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de substantivos coletivos;
  • Identificação correta dos substantivos coletivos apresentados;
  • Participação e contribuição na discussão em grupo;
  • Coerência e clareza na elaboração do template de avaliação por rúbrica;
  • Qualidade da apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de substantivos coletivos e sua função na língua portuguesa;
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer um roteiro com os tópicos que devem ser abordados no template de avaliação por rúbrica;
  • Circular pela sala, auxiliando e orientando os alunos durante o debate e a discussão em grupo;
  • Fazer uma reflexão sobre a aula, destacando as principais conclusões e aprendizados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Criar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios mencionados para desenvolver o tema e seus subtópicos;
  • Avaliar o tema utilizando o template criado pelo grupo;
  • Apresentar os resultados para a turma.