Aula sobre Substantivos Coletivos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que os substantivos coletivos são palavras que designam um conjunto de seres de uma mesma espécie. Por exemplo, cardume (conjunto de peixes), matilha (conjunto de cães), enxame (conjunto de abelhas). Eles são muito utilizados na língua portuguesa e é importante que os alunos compreendam o seu uso adequado para poderem se comunicar melhor. Nesta aula, eles utilizarão a metodologia ativa Rotação por estações para que possam explorar diferentes atividades que os ajudarão a compreender melhor o significado e uso dos substantivos coletivos. Apresente diferentes exemplos práticos e didáticos, previamente selecionados, para que os alunos possam se engajar e aprender de forma mais divertida e eficaz.Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula com uma breve explicação sobre os substantivos coletivos e apresente alguns exemplos previamente selecionados por você. Em seguida, divida os alunos em 3 grupos.Etapa 3 - Rotação por estações.
Estação 1:Nesta estação, os alunos terão que identificar o substantivo coletivo correspondente a diferentes grupos de animais. Por exemplo, um grupo de lobos é chamado de "alcateia". Os alunos podem utilizar fichas com imagens dos animais, previamente montadas, para realizar a atividade.
Estação 2:
Nesta estação, os alunos terão que criar frases utilizando substantivos coletivos e apresentá-las em uma roda de conversa. Você poderá fornecer algumas palavras para auxiliá-los na criação das frases.
Estação 3:
Nesta estação, os alunos terão que criar um cartaz ilustrativo com um substantivo coletivo e apresentá-lo para a turma. Eles poderão utilizar revistas, jornais e outros materiais para fazer a ilustração.
Etapa 4 - Conclusão
Reúna a turma novamente para uma roda de conversa e discuta o que foi aprendido durante a aula. Os alunos poderão compartilhar suas atividades e tirar dúvidas sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar adequadamente os substantivos coletivos na língua portuguesa;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de frases e ilustrações relacionadas ao tema;
- Promover a interação e colaboração entre os alunos nas diferentes estações.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos substantivos coletivos;
- Criatividade e qualidade das frases criadas pelos alunos;
- Qualidade da ilustração no cartaz produzido pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos básicos de substantivos coletivos;
- Dividir a turma em grupos e orientá-los nas diferentes estações;
- Estimular a participação e colaboração dos alunos nas atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo;
- Identificar corretamente os substantivos coletivos;
- Criar frases e ilustrações criativas e de qualidade.