Aula sobre Substantivos Coletivos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professores, explique aos alunos que os substantivos coletivos são palavras que representam um conjunto de seres ou objetos. Por exemplo, "cardume" representa um conjunto de peixes, "rebanho" representa um conjunto de animais e "frota" representa um conjunto de veículos. Os substantivos coletivos são muito utilizados na língua portuguesa e, por isso, é importante que os estudantes aprendam sobre eles. Nesta aula, eles utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para poderem criar um mapa conceitual sobre o tema, o que os ajudará a entender melhor o conceito e a memorizá-lo de forma mais eficiente.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professores, explique aos alunos que os substantivos coletivos são palavras que representam um conjunto de seres ou objetos. Por exemplo, "cardume" representa um conjunto de peixes, "rebanho" representa um conjunto de animais e "frota" representa um conjunto de veículos. Os substantivos coletivos são muito utilizados na língua portuguesa e, por isso, é importante que os estudantes aprendam sobre eles. Nesta aula, eles utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para poderem criar um mapa conceitual sobre o tema, o que os ajudará a entender melhor o conceito e a memorizá-lo de forma mais eficiente.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre substantivos coletivos e, em caso afirmativo, se sabem o que são. Em seguida, apresente o conceito de substantivos coletivos e alguns exemplos previamente selecionados por você.

  3. Etapa 3 - Criação

    Divida os alunos em grupos e entregue a eles um material de estudo, previamente selecionado, sobre o tema. Este material pode ser um artigo, um vídeo ou uma apresentação em slides. Os alunos deverão estudar o material em grupo e criar um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual para ajudar os alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar o seu mapa conceitual para a turma e explicar as suas ideias principais. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  5. Etapa 5 - Exercícios Práticos

    Distribua uma lista, previamente montada por você, de exercícios sobre o tema para que os alunos possam colocar em prática o que aprenderam. Os exercícios podem incluir a identificação de substantivos coletivos em frases ou a criação de frases utilizando substantivos coletivos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma revisão do que foi aprendido na aula e reforce a importância do conhecimento sobre substantivos coletivos na língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar a função dos substantivos coletivos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula;
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo dos alunos;
  • Reforçar a importância do conhecimento sobre a língua portuguesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante toda a aula;
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos;
  • Desempenho dos alunos nos exercícios práticos distribuídos pelo professor;
  • Capacidade dos alunos em explicar as suas ideias principais durante as apresentações dos mapas conceituais;
  • Compreensão geral dos alunos sobre o tema.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante toda a aula;
  • Fornecer um material de estudo de qualidade sobre o tema;
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos;
  • Fazer uma revisão geral do que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente durante toda a aula;
  • Estudar o material de estudo fornecido pelo professor;
  • Trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual sobre o tema;
  • Apresentar o mapa conceitual e explicar as suas ideias principais;
  • Fazer os exercícios práticos distribuídos pelo professor.