Aula sobre Substantivos Contaveis E Incontaveis

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tema "Substantivos contáveis e incontáveis" é essencial para o aprendizado da língua inglesa. É importante que os alunos compreendam a diferença entre esses dois tipos de substantivos para poderem utilizá-los de forma correta em suas conversas e escritas. Por exemplo, "chair" é um substantivo contável, pois pode ser contado (one chair, two chairs), enquanto "water" é um substantivo incontável, pois não pode ser contado (I want some water). Nesta prática, os alunos irão trabalhar em grupos utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, onde irão criar um template de avaliação por pares, baseado em critérios de avaliação definidos, para desenvolver a habilidade de utilizar some, any, many e much.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Explique a diferença entre substantivos contáveis e incontáveis, exemplificando com objetos do dia a dia.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e apresente a metodologia Aprendizagem Entre Pares.

  3. Etapa 3 - Criação dos critérios de avaliação

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação para: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve pesquisar e discutir sobre o uso de some, any, many e much, construindo argumentos e exemplos para fundamentar sua opinião.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas pesquisas e discutir os argumentos com a turma, usando os exemplos construídos.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo deve avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o template criado.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Promova uma reflexão com os alunos sobre o uso dos substantivos contáveis e incontáveis no dia a dia e como a metodologia aprendizagem entre pares pode auxiliá-los na processo de ensino-aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de utilizar some, any, many e much de forma correta.
  • Promover a colaboração entre alunos através da metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Incentivar a pesquisa e construção de argumentos para fundamentar opiniões.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo durante a pesquisa e apresentação.
  • Construção de argumentos para fundamentar opiniões.
  • Qualidade da apresentação e comunicação dos argumentos.
  • Desempenho geral na atividade em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Orientar os grupos na criação dos critérios de avaliação e na pesquisa.
  • Avaliar o desempenho dos grupos e promover reflexão sobre a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir sobre o uso de some, any, many e much em grupo.
  • Criar um template de avaliação por pares para avaliação dos outros grupos.
  • Apresentar seus argumentos e exemplos para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos e discutir os argumentos apresentados.