Aula sobre Substantivos Contaveis E Incontaveis

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Esta atividade irá abordar substantivos contáveis e incontáveis em inglês. Esses tipos de substantivos podem ser encontrados em diversos contextos, desde o supermercado até em viagens internacionais. Ao aprender a diferença entre eles, os estudantes poderão se expressar melhor em situações cotidianas. Para tornar a prática mais envolvente, será utilizada a metodologia ativa do Estudo de Caso. Os alunos serão divididos em grupos para realizar pesquisas, entrevistas e criar infográficos sobre o assunto, tornando o aprendizado mais participativo e significativo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a diferença entre substantivos contáveis e incontáveis em inglês. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre conceitos básicos.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Divida os alunos em grupos e peça para decidirem um tema relacionado ao uso de substantivos contáveis e incontáveis em inglês. O tema pode ser, por exemplo, regras gramaticais; substantivos relacionados a alimentos, etc. Eles identificarão um problema, pesquisarão sobre e, por fim, apresentarão possíveis soluções para o problema identificado.

  3. Etapa 3 - Criação de Infográficos

    Os grupos criarão infográficos para apresentar os resultados da pesquisa e ajudar a disseminar as informações obtidas. Disponibilize um template com lacunas a serem preenchidas, facilitando a construção do material pelos alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Infográficos

    Cada grupo apresentará seu infográfico para a turma, explicando as principais informações e soluções apresentadas.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática dos conceitos

    Os alunos irão criar frases usando os substantivos contáveis e incontáveis em inglês. Disponibilize uma lista de palavras ou deixe que os alunos escolham livremente as palavras.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma revisão dos principais conceitos abordados e avalie o desempenho dos alunos durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa;
  • Fazer com que os estudantes aprendam a trabalhar em grupo;
  • Estimular a criatividade e a construção de infográficos para apresentação de conteúdo;
  • Desenvolver a capacidade de aplicação prática dos conceitos aprendidos;
  • Ensinar a utilização correta dos substantivos contáveis e incontáveis em inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa durante a atividade em grupo;
  • Qualidade e clareza na apresentação dos infográficos;
  • Construção correta das frases com o uso dos substantivos contáveis e incontáveis em inglês;
  • Habilidade em pesquisar e analisar dados;
  • Habilidade em aplicar os conceitos aprendidos de forma prática.

Ações do professor

  • Explicar claramente os conceitos de substantivos contáveis e incontáveis;
  • Dividir os alunos em grupos e auxiliá-los no processo de Estudo de Caso;
  • Fornecer um template de infográfico para facilitar a criação do material pelos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade e feedbacks;
  • Fazer revisão final dos principais conceitos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar colaborativamente em grupo para realizar a atividade de Estudo de Caso;
  • Criar infográficos para apresentar os resultados da pesquisa;
  • Construir frases utilizando corretamente os substantivos contáveis e incontáveis em inglês;
  • Participar ativamente nas apresentações do grupo e prestar atenção nas apresentações dos demais grupos;
  • Receber feedbacks do professor e dos colegas e melhorar o desempenho na próxima aula.