Aula sobre Substantivos Contaveis E Incontaveis
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique diferença entre os substantivos contáveis e incontáveis e as palavras some, any, many e much. Os alunos farão anotações em seus cadernos.Etapa 2 - Divisão de Grupos
Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Em cada estação, os alunos deverão realizar uma atividade. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas 3 estações.Etapa 3 - Estações
Estação 1 - Identificando substantivosNesta estação, os alunos receberão frases em inglês e deverão identificar quais substantivos são contáveis e quais são incontáveis, e também usar corretamente as palavras some, any, many e much. Exemplo: "I need to buy (some/any) (apples, juice)".
Estação 2 - Contando objetos
Os alunos serão divididos em duplas e receberão objetos em inglês (por exemplo, pencils, pens, books, sugar, water). Eles deverão contar quantos objetos têm e escrever a quantidade correta em inglês, utilizando "some" para substantivos contáveis e "much" para substantivos incontáveis. Exemplo: "I have (some/many) (books/sugar)".
Estação 3 - Diálogos em inglês
Nesta estação, os alunos irão criar diálogos em inglês utilizando os substantivos contáveis e incontáveis e as palavras some, any, many e much. Eles podem escolher um tema ou situação para os diálogos, como ir ao mercado ou fazer um pedido em um restaurante.
Etapa 4 - Compartilhamento
Promova um espaço para que os grupos possam compartilhar os resultados das atividades realizadas nas estações. Dê feedback aos estudantes sobre as atividades e a participação deles.Etapa 5 - Encerramento
Faça uma revisão do conteúdo apresentado e explique a importância de conhecer os substantivos contáveis e incontáveis para a comunicação em inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente some, any, many e much em frases em inglês.
- Estimular a criatividade e a capacidade de diálogo em inglês dos alunos.
- Promover a interação entre os alunos e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos substantivos contáveis e incontáveis nas frases em inglês.
- Uso correto das palavras some, any, many e much nas frases em inglês.
- Criação de diálogos em inglês que utilizem substantivos contáveis e incontáveis e as palavras some, any, many e much.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar as diferenças entre os substantivos contáveis e incontáveis e as palavras some, any, many e much.
- Orientar os alunos nas atividades de cada estação e corrigir em conjunto com a turma.
- Fazer uma revisão do conteúdo apresentado e explicar a importância dos substantivos contáveis e incontáveis na comunicação em inglês.
Ações do aluno
- Identificar corretamente os substantivos contáveis e incontáveis nas frases em inglês.
- Utilizar corretamente as palavras some, any, many e much nas frases em inglês.
- Criar diálogos em inglês que utilizem substantivos contáveis e incontáveis e as palavras some, any, many e much.