Aula sobre Substantivos Contaveis E Incontaveis

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos e lugares, e podem ser classificados de diversas formas. Esta atividade irá trabalhar com os substantivos contáveis e incontáveis, que são aqueles que contam ou não podem ser contados. Esse conhecimento é essencial para a comunicação em inglês, já que a forma como os substantivos são usados pode mudar completamente o significado da frase. Por exemplo, se eu digo "I have some money", estou dizendo que tenho algum dinheiro, mas se digo "I have any money", estou dizendo que não tenho nenhum dinheiro. Para tornar a prática mais dinâmica e interativa, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades para trabalhar o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique diferença entre os substantivos contáveis e incontáveis e as palavras some, any, many e much. Os alunos farão anotações em seus cadernos.

  2. Etapa 2 - Divisão de Grupos

    Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Em cada estação, os alunos deverão realizar uma atividade. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas 3 estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Identificando substantivos

    Nesta estação, os alunos receberão frases em inglês e deverão identificar quais substantivos são contáveis e quais são incontáveis, e também usar corretamente as palavras some, any, many e much. Exemplo: "I need to buy (some/any) (apples, juice)".

    Estação 2 - Contando objetos

    Os alunos serão divididos em duplas e receberão objetos em inglês (por exemplo, pencils, pens, books, sugar, water). Eles deverão contar quantos objetos têm e escrever a quantidade correta em inglês, utilizando "some" para substantivos contáveis e "much" para substantivos incontáveis. Exemplo: "I have (some/many) (books/sugar)".

    Estação 3 - Diálogos em inglês

    Nesta estação, os alunos irão criar diálogos em inglês utilizando os substantivos contáveis e incontáveis e as palavras some, any, many e much. Eles podem escolher um tema ou situação para os diálogos, como ir ao mercado ou fazer um pedido em um restaurante.


  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Promova um espaço para que os grupos possam compartilhar os resultados das atividades realizadas nas estações. Dê feedback aos estudantes sobre as atividades e a participação deles.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Faça uma revisão do conteúdo apresentado e explique a importância de conhecer os substantivos contáveis e incontáveis para a comunicação em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente some, any, many e much em frases em inglês.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de diálogo em inglês dos alunos.
  • Promover a interação entre os alunos e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos substantivos contáveis e incontáveis nas frases em inglês.
  • Uso correto das palavras some, any, many e much nas frases em inglês.
  • Criação de diálogos em inglês que utilizem substantivos contáveis e incontáveis e as palavras some, any, many e much.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as diferenças entre os substantivos contáveis e incontáveis e as palavras some, any, many e much.
  • Orientar os alunos nas atividades de cada estação e corrigir em conjunto com a turma.
  • Fazer uma revisão do conteúdo apresentado e explicar a importância dos substantivos contáveis e incontáveis na comunicação em inglês.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente os substantivos contáveis e incontáveis nas frases em inglês.
  • Utilizar corretamente as palavras some, any, many e much nas frases em inglês.
  • Criar diálogos em inglês que utilizem substantivos contáveis e incontáveis e as palavras some, any, many e much.