Aula sobre Substantivos Contaveis E Incontaveis

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Esta atividade versará sobre substantivos contáveis e incontáveis em inglês. Esses tipos de substantivos são muito comuns na língua inglesa, com regras diferentes de uso. Eles são muito importantes para podermos utilizar os artigos corretamente, além de outras palavras como some, any, many e much. Será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema. Para contextualizar, peça que os alunos imaginem estarem um supermercado e precisam comprar alimentos. Alguns dos itens têm suas quantidades contadas, como maçãs, enquanto outros não, como arroz. Essa diferença é importante para entenderem como utilizar as palavras corretamente em inglês.

  1. Etapa 1 - Estudo Orientado

    Antes do momento em sala de aula, disponibilize aos alunos um material de estudo, que pode ser um vídeo ou um texto, sobre os substantivos contáveis e incontáveis. O material deve apresentar exemplos e exercícios práticos para que os alunos possam entender melhor o conteúdo.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Em sala de aula, introduza o tema, explicando a metodologia que será utilizada e como ela será aplicada, além de contextualizar o assunto, retomando a diferença entre substantivos contáveis e incontáveis em inglês.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Oriente os alunos a criarem um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema “substantivos contáveis e incontáveis”. O mapa deve apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discutirem os mapas criados. Solicite que cada grupo faça um novo mapa conceitual, reunindo elementos de cada um dos mapas individuais. Cada grupo apresentará seu mapa para a turma. Incentive a troca de ideias e sugestões entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em uma atividade prática. Prepare uma lista de compras para a turma, contendo alimentos contáveis e incontáveis em inglês. Os alunos deverão identificar o tipo de substantivo de cada alimento e utilizá-lo corretamente na própria lista de compras.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Para finalizar, faça uma revisão sobre os conceitos aprendidos e o mapa conceitual criado pelos alunos. Pergunte sobre o que foi aprendido e como eles podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Você pode solicitar que os alunos tragam exemplos de substantivos contáveis e incontáveis em inglês da sua rotina para o próximo encontro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much".
  • Estimular a aprendizagem colaborativa.
  • Melhorar a capacidade de análise e síntese dos alunos.
  • Favorecer a criatividade e o interesse dos alunos pelo tema.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos substantivos contáveis e incontáveis em inglês.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Compreensão e aplicação das regras sobre o assunto.

Ações do professor

  • Utilizar exemplos práticos e didáticos durante a aula.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Orientar os alunos sobre a criação do mapa conceitual.
  • Fazer revisões e reforços sobre o conteúdo aprendido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
  • Contribuir para a troca de ideias e sugestões em grupo.
  • Realizar a atividade prática da lista de compras.
  • Identificar e aplicar corretamente as regras dos substantivos contáveis e incontáveis em inglês.