Aula sobre Substantivos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os substantivos são palavras que nomeiam coisas, pessoas, lugares, animais e ideias. Eles estão presentes em todas as áreas da nossa vida, desde a comunicação com nossos familiares e amigos até em textos mais complexos, como livros e jornais. Para ajudar os alunos a entenderem melhor esse conceito, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint para criar um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Comece a atividade explicando o que são substantivos e dê alguns exemplos. Peça aos alunos que identifiquem alguns substantivos em uma notícia ou texto que você tenha selecionado previamente.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Solicite que os alunos criem um mapa mental com todos os substantivos que conseguirem lembrar. Em seguida, divida a turma em grupos e peça que cada grupo escolha um substantivo para trabalhar e crie um cartaz com informações sobre ele (exemplo: definição, gênero, número e grau).

  3. Etapa 3 - Decidir

    Peça que cada grupo apresente seu cartaz para a turma e explique por que escolheram aquele substantivo. Em seguida, faça uma votação para eleger o substantivo mais interessante.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com o substantivo eleito, divida a turma em grupos novamente. Cada grupo deve criar uma história com o substantivo como personagem principal. É importante que a história tenha começo, meio e fim.

  5. Etapa 5 - Testar

    Peça que cada grupo apresente sua história e que a turma avalie a criatividade e coerência da história.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de substantivos;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo;
  • Aplicar a metodologia ativa Design Sprint para incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de substantivos;
  • Coerência e criatividade na elaboração da história do substantivo escolhido;
  • Participação ativa e colaborativa em grupo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o que são substantivos e adjetivos;
  • Orientar os alunos durante a criação do mapa mental e dos cartazes;
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos durante a criação das histórias.

Ações do aluno

  • Identificar substantivos e adjetivos em textos;
  • Trabalhar em grupo para criar cartazes e histórias;
  • Apresentar as histórias criadas para a turma.