Aula sobre Substantivos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade sobre substantivos, os alunos serão desafiados a compreender os diferentes tipos de substantivos e suas flexões. Através da metodologia ativa Estudo de Caso, eles irão explorar casos reais e fictícios que envolvem a aplicação dos conceitos aprendidos. O objetivo é proporcionar uma experiência prática e significativa, em que os alunos possam analisar, identificar e discutir as características dos substantivos, bem como suas flexões de gênero, número e grau. Ao contextualizar os substantivos em situações reais, os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância desses elementos linguísticos na comunicação e na expressão das ideias.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema substantivos, explicando sua definição e função na língua portuguesa. Apresente os diferentes tipos de substantivos (comum, próprio, concreto, abstrato, coletivo, etc) e suas características.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um caso fictício envolvendo personagens e situações que exploram os substantivos e suas flexões. Os alunos são divididos em grupos e recebem cópias do caso para análise. Os grupos discutem o caso, identificam e destacam os substantivos presentes, observando suas flexões (gênero, número e grau).

  3. Etapa 3 - Análise e discussão

    Cada grupo apresenta suas observações sobre os substantivos e suas flexões, compartilhando com a turma. Guie a discussão, esclarece dúvidas e promove a reflexão sobre as flexões dos substantivos. Os alunos são incentivados a fazer perguntas, levantar exemplos e propor hipóteses sobre as flexões encontradas no caso.

  4. Etapa 4 - Aplicação prática

    Os grupos são desafiados a criar novas situações ou histórias que envolvam os diferentes tipos de substantivos e suas flexões. Cada grupo apresenta sua criação, destacando os substantivos utilizados e suas flexões. A turma discute e fornece feedback construtivo sobre as criações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Síntese e conclusão

    Sintetize os principais conceitos abordados durante a atividade, reforçando os diferentes tipos de substantivos e suas flexões. Os alunos são incentivados a fazer conexões entre o estudo de caso e situações reais em que encontram substantivos e suas flexões. Realize uma avaliação formativa, por meio de perguntas orais ou escritas, para verificar a compreensão dos alunos sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender os diferentes tipos de substantivos;
  • Identificar e analisar as flexões dos substantivos (gênero, número e grau);
  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de casos relacionados aos substantivos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos diferentes tipos de substantivos (comum, próprio, concreto, abstrato, coletivo) presentes no caso;
  • Observação precisa das flexões dos substantivos (gênero, número e grau) e sua aplicação adequada no contexto do estudo de caso;
  • Participação ativa dos alunos nas discussões e reflexões sobre os substantivos e suas flexões;
  • Capacidade de análise e interpretação dos casos apresentados, relacionando-os aos conceitos aprendidos sobre substantivos;
  • Apresentação clara e organizada das criações dos grupos, destacando os substantivos e suas flexões.

Ações do professor

  • Introduzir o tema dos substantivos e explicar os diferentes tipos e suas características;
  • Apresentar o estudo de caso, fornecendo as informações necessárias para a análise dos substantivos e suas flexões;
  • Guiar as discussões em grupo, esclarecendo dúvidas e promovendo a reflexão sobre as flexões dos substantivos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos, fazendo perguntas e incentivando o diálogo;
  • Sintetizar os conceitos abordados e realizar uma avaliação formativa para verificar a compreensão dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo, analisando o caso e identificando os substantivos e suas flexões;
  • Contribuir com ideias, exemplos e perguntas durante as discussões e reflexões;
  • Colaborar na criação de novas situações ou histórias que envolvam os substantivos e suas flexões;
  • Apresentar as criações dos grupos de forma clara e organizada, destacando os substantivos e suas flexões;
  • Demonstrar compreensão dos conceitos aprendidos e aplicar corretamente as flexões dos substantivos no contexto do estudo de caso.