Aula sobre Substantivos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Comece a atividade apresentando o tema e explicando o que são substantivos e suas flexões. Utilize exemplos práticos para que os alunos entendam melhor o conceito.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos de até 5 alunos. Cada grupo trabalhará com o tema dos substantivos para criar as cartas de perguntas e afirmações.Etapa 3 - Criação das cartas
Os grupos irão criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre substantivos. Disponibilize materiais como papel, canetas, lápis de cor, etc. para que os alunos possam criar as cartas.Exemplo prático:
Cartas de perguntas
1\. Qual é a definição de substantivo?
2\. Quais são os diferentes tipos de substantivos?
3\. Como os substantivos podem ser classificados em relação ao gênero?
4\. Explique a diferença entre substantivos concretos e substantivos abstratos.
5\. O que são substantivos simples? Dê exemplos.
6\. Quais são as regras de flexão de número dos substantivos?
7\. Como são formados os graus dos substantivos? Dê exemplos.
8\. Explique o conceito de substantivos coletivos e dê exemplos.
Cartas de afirmações
1\. Substantivos próprios são escritos com letra inicial maiúscula.
2\. Substantivos abstratos representam ideias, sentimentos e qualidades.
3\. Substantivos coletivos são utilizados para representar um grupo de seres ou objetos.
4\. Substantivos comuns são utilizados para representar pessoas, animais, coisas ou lugares em geral.
5\. Os substantivos podem variar em número, gênero e grau.
6\. Substantivos derivados são formados a partir de outras palavras.
7\. Substantivos compostos são formados pela junção de duas ou mais palavras.
8\. Substantivos concretos são utilizados para representar seres ou objetos reais.
Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Eles deverão explicar as regras, como jogar e quais são as perguntas e afirmações do jogo.Etapa 5 - Jogar os jogos
Após as apresentações, os grupos irão jogar uns com os outros. Acompanhe os jogos, tire dúvidas e oriente os alunos quando necessário.Etapa 6 - Discussão sobre o tema
Ao final dos jogos, conduza uma discussão sobre o tema, questionando os alunos sobre o que aprenderam, o que acharam da metodologia utilizada e se há alguma dúvida sobre o assunto.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos durante a atividade, observando a participação de cada um nas atividades e a compreensão do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender os diferentes tipos de substantivos e suas flexões;
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de um jogo sobre o tema;
- Proporcionar uma atividade dinâmica e envolvente para os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Compreensão dos alunos sobre o tema estudado;
- Criatividade na criação do jogo.
Ações do professor
- Explicar de forma clara o tema para os alunos;
- Orientar os alunos na criação do jogo;
- Conduzir as atividades da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Criar um jogo interessante e criativo sobre o tema;
- Colaborar com os colegas de grupo durante a criação e apresentação do jogo.