Aula sobre Substantivos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, será trabalhado o tema "Substantivos", que são palavras que designam seres, objetos, lugares, sentimentos, entre outros. Os substantivos são muito presentes em nosso cotidiano, e é importante que os alunos saibam identificá-los e compreendam a sua função na língua portuguesa. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos que irão se revezar em atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos substantivos na língua portuguesa. Em seguida, divida a turma em três grupos que serão as estações de atividades.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Tipos de substantivos

    Organize uma mesa com cartões contendo exemplos de substantivos variados. Os alunos, em grupos, são convidados a analisar os cartões e identificar o tipo de substantivo presente em cada um (próprio, comum, coletivo, abstrato, composto, etc.). Os alunos discutem em grupo suas respostas e registram suas conclusões em um papel ou no caderno. Circule entre os alunos para fornecer orientações e esclarecer dúvidas.

    Estação 2 - Flexão de substantivos

    Distribua numa mesa folhas de papel coloridas com os tipos de flexões de substantivos no topo (gênero, número e grau). Abaixo, estão escritos exemplos de substantivos. Os alunos deverão flexionar os substantivos conforme o tipo de flexão pedido na folha. Por exemplo: a flexão de grau do substantivo “amigo” é “amigão” e “amiguinho”.

    Estação 3 - Criação de frases com substantivos

    Forneça aos alunos folhas de papel em branco e canetas ou lápis. Os alunos são desafiados a criar frases utilizando substantivos de diferentes tipos. Eles são encorajados a usar a criatividade e a elaborar frases interessantes e significativas. Circule pela sala, oferecendo apoio e orientação conforme necessário.


  3. Etapa 3 - Discussão

    Após todos os grupos terem passado por todas as estações, promova uma discussão com a turma sobre o que foi aprendido e sanar eventuais dúvidas.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Encerre a atividade reforçando a importância dos substantivos na língua portuguesa e parabenizando os alunos pelo envolvimento nas atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender os diferentes tipos de substantivos e suas flexões;
  • Identificar e classificar substantivos de acordo com suas categorias;
  • Desenvolver habilidades de escrita e criatividade na construção de frases com substantivos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades;
  • Identificação correta dos tipos de substantivos;
  • Precisão na classificação dos substantivos de acordo com suas categorias;
  • Qualidade e criatividade na criação de frases com substantivos.

Ações do professor

  • Preparar o ambiente e os recursos necessários para as estações de atividades;
  • Explicar as instruções e os objetivos de cada estação;
  • Circular entre os grupos, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos, promovendo discussões e reflexões sobre os conceitos de substantivos;
  • Facilitar a troca de ideias entre os grupos e liderar a discussão em sala de aula após a rotação por estações.

Ações do aluno

  • Analisar os cartões com exemplos de substantivos e identificar corretamente seu tipo;
  • Discutir em grupo as respostas e registrar as conclusões;
  • Classificar os substantivos de acordo com suas categorias em cada estação;
  • Criar frases utilizando substantivos de diferentes tipos;
  • Compartilhar as respostas, as listas de substantivos e as frases com a turma durante as discussões.