Aula sobre Substantivos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância dos substantivos na língua portuguesa. Em seguida, divida a turma em três grupos que serão as estações de atividades.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Tipos de substantivosOrganize uma mesa com cartões contendo exemplos de substantivos variados. Os alunos, em grupos, são convidados a analisar os cartões e identificar o tipo de substantivo presente em cada um (próprio, comum, coletivo, abstrato, composto, etc.). Os alunos discutem em grupo suas respostas e registram suas conclusões em um papel ou no caderno. Circule entre os alunos para fornecer orientações e esclarecer dúvidas.
Estação 2 - Flexão de substantivos
Distribua numa mesa folhas de papel coloridas com os tipos de flexões de substantivos no topo (gênero, número e grau). Abaixo, estão escritos exemplos de substantivos. Os alunos deverão flexionar os substantivos conforme o tipo de flexão pedido na folha. Por exemplo: a flexão de grau do substantivo “amigo” é “amigão” e “amiguinho”.
Estação 3 - Criação de frases com substantivos
Forneça aos alunos folhas de papel em branco e canetas ou lápis. Os alunos são desafiados a criar frases utilizando substantivos de diferentes tipos. Eles são encorajados a usar a criatividade e a elaborar frases interessantes e significativas. Circule pela sala, oferecendo apoio e orientação conforme necessário.
Etapa 3 - Discussão
Após todos os grupos terem passado por todas as estações, promova uma discussão com a turma sobre o que foi aprendido e sanar eventuais dúvidas.Etapa 4 - Encerramento
Encerre a atividade reforçando a importância dos substantivos na língua portuguesa e parabenizando os alunos pelo envolvimento nas atividades.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender os diferentes tipos de substantivos e suas flexões;
- Identificar e classificar substantivos de acordo com suas categorias;
- Desenvolver habilidades de escrita e criatividade na construção de frases com substantivos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades;
- Identificação correta dos tipos de substantivos;
- Precisão na classificação dos substantivos de acordo com suas categorias;
- Qualidade e criatividade na criação de frases com substantivos.
Ações do professor
- Preparar o ambiente e os recursos necessários para as estações de atividades;
- Explicar as instruções e os objetivos de cada estação;
- Circular entre os grupos, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas;
- Estimular a participação ativa dos alunos, promovendo discussões e reflexões sobre os conceitos de substantivos;
- Facilitar a troca de ideias entre os grupos e liderar a discussão em sala de aula após a rotação por estações.
Ações do aluno
- Analisar os cartões com exemplos de substantivos e identificar corretamente seu tipo;
- Discutir em grupo as respostas e registrar as conclusões;
- Classificar os substantivos de acordo com suas categorias em cada estação;
- Criar frases utilizando substantivos de diferentes tipos;
- Compartilhar as respostas, as listas de substantivos e as frases com a turma durante as discussões.