Aula sobre Substantivos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, serão apresentados os substantivos, uma classe de palavras muito importante na língua portuguesa. O objetivo é compreender a função dos substantivos e como eles se dividem em diferentes tipos, como comuns, próprios, concretos e abstratos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão a oportunidade de construir um mapa conceitual sobre o tema. Além disso, durante a atividade, serão analisados textos e frases para identificar os substantivos presentes e suas flexões. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade de vocês em analisar a função e as flexões de substantivos.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Os alunos serão orientados a realizar uma atividade prévia em casa. Nessa atividade, eles deverão escolher um objeto de seu cotidiano, como um livro, um celular ou um brinquedo, e descrevê-lo detalhadamente, destacando suas características, propriedades e funcionalidades. Essa atividade visa familiarizar os alunos com os conceitos de substantivos e estimular sua capacidade de observação e descrição, preparando-os para a compreensão mais aprofundada do tema na atividade subsequente.

  2. Etapa 2 - Atividade presencial

    Faça uma introdução sobre o assunto e apresentará alguns exemplos de substantivos. Durante a apresentação, peça que os alunos compartilhem suas atividades prévias. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para construir um mapa conceitual sobre o tema. Cada grupo deverá escolher uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Esteja disponível para tirar dúvidas e dar orientações.

    Exemplo prático:

    Em um mapa conceitual, a ideia central pode ser "Substantivos". A partir dela, temos duas sub-ideias principais: "Substantivos Comuns" e "Substantivos Próprios". Na categoria de "Substantivos Comuns", temos a sub-ideia de "Animais", que inclui exemplos como "Cachorro", "Gato" e "Rato". Por outro lado, na categoria de "Substantivos Próprios", temos a sub-ideia de "Pessoas", com o exemplo de "João".


  3. Etapa 3 - Análise de textos

    Após a construção dos mapas conceituais, apresente alguns textos e frases para que os alunos possam identificar os substantivos presentes e suas flexões.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Os alunos deverão formar grupos e criar frases com os substantivos apresentados no texto, utilizando as flexões estudadas. Cada grupo irá apresentar suas frases. Faça a correção de possíveis erros.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Para finalizar, os alunos deverão refletir sobre a importância dos substantivos na língua portuguesa e em suas vidas cotidianas. Eles poderão compartilhar suas reflexões com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a função e as flexões de substantivos;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na construção do mapa conceitual;
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção do mapa conceitual;
  • Identificação correta dos substantivos e suas flexões nos textos apresentados;
  • Criação de frases com os substantivos e flexões verbais estudadas;
  • Reflexão coerente sobre a importância dos substantivos na língua portuguesa.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos e conceitos sobre substantivos;
  • Orientar os grupos na construção do mapa conceitual;
  • Corrigir possíveis erros na atividade em grupo;
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Acessar o material de apoio antes da atividade presencial;
  • Participar ativamente na construção do mapa conceitual;
  • Identificar os substantivos e suas flexões nos textos apresentados;
  • Criar frases com os substantivos e flexões verbais estudadas;
  • Refletir sobre a importância dos substantivos na língua portuguesa.