Aula sobre Suffixes Sufixos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os sufixos são um recurso linguístico muito utilizado na língua inglesa para formar novas palavras a partir de outras já existentes. Por exemplo, adicionando o sufixo "-ful" à palavra "beauty", temos "beautiful", que significa "bonito". É importante que os estudantes compreendam o uso dos sufixos, pois isso os ajudará a identificar e entender o significado de palavras novas que encontrarem em textos em inglês. Nesta aula, os estudantes vão criar um jogo com perguntas e respostas sobre sufixos, utilizando a metodologia Gamificação. O objetivo é que eles possam desenvolver a habilidade de mobilizar conhecimentos prévios para compreender textos orais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Utilize slides para apresentar o tema dos sufixos e os objetivos da atividade. Será enfatizada a importância do uso de sufixos na compreensão de novas palavras em inglês.

  2. Etapa 2 - Explicação dos sufixos e exemplos

    Explique os principais sufixos da língua inglesa e dê exemplos de palavras que utilizam esses sufixos. Os alunos farão anotações em seus cadernos. Faça uma atividade de brainstorming para levantar palavras com sufixos que eles já conheçam.

  3. Etapa 3 - Criação de palavras

    Distribua pela turma uma lista de palavras com sufixos e suas definições. Peça que os estudantes circulem o sufixo em cada palavra e criem novas palavras a partir dos sufixos que identificarem.

  4. Etapa 4 - Divisão dos grupos

    A turma será dividida em grupos de 4 pessoas. Peça que eles escolham um sufixo e escrevam uma definição, exemplos de palavras com aquele sufixo e sua respectiva tradução. Eles também podem fazer desenhos relacionados ao sufixo escolhido.

  5. Etapa 5 - Criação do jogo

    Cada grupo deve criar 8 cartas com perguntas sobre sufixos e 8 cartas com afirmações. Exemplo: Pergunta: "Qual é o sufixo utilizado para criar a palavra 'hopeless'?" Resposta: "-less". Afirmação: "A palavra 'helpful' tem o sufixo '-ful'"

  6. Etapa 6 - Teste do jogo

    Cada grupo apresenta seu jogo para a turma, jogando-o uma vez com você para verificar se as perguntas e afirmações estão corretas.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre o aprendizado

    Eles vão refletir sobre o que aprenderam na atividade como isso pode ser aplicado em situações futuras.

  8. Etapa 8 - Tarefa de casa

    Os alunos serão convidados a pensar em palavras novas que encontrarem em textos em inglês e buscar identificar os sufixos utilizados nessas palavras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado do uso de sufixos em inglês;
  • Desenvolver a criatividade dos alunos na criação do jogo;
  • Promover a prática da habilidade de mobilizar conhecimentos prévios para compreender textos orais.

Critérios de avaliação

  • Criação de um jogo com perguntas e afirmações corretas sobre sufixos;
  • Participação ativa do aluno na criação do jogo em grupo;
  • Reflexão sobre o aprendizado ao final da aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula;
  • Explicar os sufixos e dar exemplos;
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do jogo;
  • Testar os jogos criados pelos alunos;
  • Realizar uma reflexão ao final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo em grupo;
  • Testar os jogos criados pelos outros grupos;
  • Refletir sobre o aprendizado ao final da aula.