Aula sobre Sufixos Para Criar Adjetivos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, vamos aprender sobre sufixos utilizados para criar adjetivos na língua inglesa. Você já se perguntou como algumas palavras em inglês são formadas? Algumas delas são formadas através da adição de sufixos, que são pequenas palavras adicionadas ao final da palavra original. Por exemplo, podemos ter a palavra "care" (cuidado) e adicionar o sufixo "ful", criando o adjetivo "careful" (cuidadoso). Vamos descobrir mais sobre sufixos e como eles podem mudar o significado de uma palavra. Para isso, adotaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criam um modelo de avaliação por pares, em que um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema "sufixos para criar adjetivos" e apresente alguns exemplos. Os alunos são divididos em grupos e recebem um conjunto de palavras e sufixos. Eles devem trabalhar em grupo para formar o maior número possível de adjetivos. Cada grupo apresenta seus resultados para a turma.

  2. Etapa 2 - Identificando os sufixos

    Apresente uma lista de sufixos para a turma. Os alunos vão identificar quais sufixos foram utilizados pelos grupos na formação dos adjetivos. Eles vão discutir em grupo as possíveis variações de significado que cada sufixo pode trazer para a palavra original.

  3. Etapa 3 - Criando frases

    Cada grupo recebe um conjunto de palavras e sufixos diferentes. Eles devem criar frases utilizando os adjetivos que formaram. Cada grupo apresenta suas frases para a turma.

  4. Etapa 4 - Avaliação entre pares

    Cada grupo cria um modelo de avaliação por pares para avaliar a apresentação dos outros grupos. Os modelos devem conter critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os grupos trocam seusmodelos de avaliação entre si e avaliam a apresentação dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupo as variações de significado que cada sufixo pode trazer para a palavra original. Eles compartilham suas observações com a turma.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma conclusão sobre o tema e recapitule os principais pontos abordados na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Trabalhar a habilidade de reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
  • Analisar a funcionalidade de sufixos e como eles podem mudar o significado da palavra original.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração através da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de frases utilizando os adjetivos formados.
  • Reforçar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o uso de sufixos e prefixos em língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo durante a atividade.
  • Construção dos argumentos utilizados para formar os adjetivos e criar as frases.
  • Qualidade da apresentação e comunicação dos resultados.
  • Desempenho geral do grupo na atividade.
  • Capacidade dos alunos de identificar e analisar os sufixos utilizados.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos.
  • Dividir os alunos em grupos e distribuir as atividades.
  • Conduzir as discussões em grupo e estimular a participação de todos.
  • Concluir a aula e recapitular os principais pontos abordados.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com seus colegas de grupo.
  • Identificar e utilizar sufixos para formar adjetivos.
  • Criar frases utilizando os adjetivos formados.
  • Participar das discussões em grupo e compartilhar suas observações.
  • Avaliar a apresentação dos outros grupos utilizando o modelo de avaliação por pares.