Aula sobre Sufixos Para Criar Adjetivos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre sufixos para criar adjetivos em língua inglesa e sua funcionalidade na formação de palavras. Os sufixos são elementos que se adicionam ao final das palavras para modificar seu sentido ou classe gramatical. Essa habilidade é muito importante para a compreensão da língua e desenvolvimento da leitura e escrita. O objetivo é que os alunos sejam capazes de reconhecer sufixos comuns, analisar sua funcionalidade e buscar referências na língua materna quando possível. Para isso, utilizaremos a metodologia Ensino Híbrido, com um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
Etapa 1 - - Check-in
Os alunos devem preencher o campo de Check-in do modelo, registrando o que já sabem sobre sufixos em língua inglesa.Etapa 2 - - Apresentação
Apresente a teoria sobre sufixos para criar adjetivos, exemplificando cada um deles e sua funcionalidade na formação de palavras.Etapa 3 - Atividade em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e vão receber uma lista de palavras para adicionar sufixos e criar adjetivos. Eles devem anotar as palavras criadas no modelo de registro de aprendizagem, com os respectivos sufixos.Etapa 4 - Check-out parcial
Os alunos vão preencher o campo de Check-out parcial do modelo, registrando as dificuldades encontradas e as palavras criadas.Etapa 5 - Identificação dos sufixos
Apresente aos alunos exemplos de textos reais que utilizam sufixos para criar adjetivos, como notícias, anúncios e propagandas. Os alunos vão identificar os sufixos nas palavras e anotá-los no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 6 - Organização do seminário
Peça que os grupos organizem uma apresentação sobre a formação dos sufixos. Cada grupo pode ficar com um sufixo específico. É importante deixar claro que eles terão ao menos uma semana para realizar a apresentação do seminário. Para a apresentação, eles devem enfatizar os pontos mais importantes, as dúvidas não respondidas e onde pretendem se aprofundar. As apresentações podem ser gravadas pelos grupos e serem exibidas em sala, por exemplo.Etapa 7 - Check-out final
Os alunos preenchem o campo de Check-out final do modelo, registrando o que aprenderam sobre sufixos para criar adjetivos em língua inglesa. Conduza o fechamento da aula, destacando os aprendizados e esclarecendo possíveis dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
- Analisar a funcionalidade dos sufixos na formação de palavras em inglês.
- Buscar referências na língua materna quando possível.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos sufixos nas palavras.
- Criação correta de adjetivos utilizando sufixos.
- Participação e colaboração nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar de forma clara e dinâmica a teoria sobre sufixos para criar adjetivos.
- Propor atividades em grupo para estimular a participação e colaboração dos alunos.
- Contextualizar o tema apresentando exemplos reais de sufixos em textos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Identificar corretamente os sufixos nas palavras.
- Criar corretamente adjetivos utilizando sufixos.