Aula sobre Sufixos Para Criar Adjetivos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre sufixos para criar adjetivos em língua inglesa e sua funcionalidade na formação de palavras. Os sufixos são elementos que se adicionam ao final das palavras para modificar seu sentido ou classe gramatical. Essa habilidade é muito importante para a compreensão da língua e desenvolvimento da leitura e escrita. O objetivo é que os alunos sejam capazes de reconhecer sufixos comuns, analisar sua funcionalidade e buscar referências na língua materna quando possível. Para isso, utilizaremos a metodologia Ensino Híbrido, com um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  1. Etapa 1 - - Check-in

    Os alunos devem preencher o campo de Check-in do modelo, registrando o que já sabem sobre sufixos em língua inglesa.

  2. Etapa 2 - - Apresentação

    Apresente a teoria sobre sufixos para criar adjetivos, exemplificando cada um deles e sua funcionalidade na formação de palavras.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e vão receber uma lista de palavras para adicionar sufixos e criar adjetivos. Eles devem anotar as palavras criadas no modelo de registro de aprendizagem, com os respectivos sufixos.

  4. Etapa 4 - Check-out parcial

    Os alunos vão preencher o campo de Check-out parcial do modelo, registrando as dificuldades encontradas e as palavras criadas.

  5. Etapa 5 - Identificação dos sufixos

    Apresente aos alunos exemplos de textos reais que utilizam sufixos para criar adjetivos, como notícias, anúncios e propagandas. Os alunos vão identificar os sufixos nas palavras e anotá-los no modelo de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Organização do seminário

    Peça que os grupos organizem uma apresentação sobre a formação dos sufixos. Cada grupo pode ficar com um sufixo específico. É importante deixar claro que eles terão ao menos uma semana para realizar a apresentação do seminário. Para a apresentação, eles devem enfatizar os pontos mais importantes, as dúvidas não respondidas e onde pretendem se aprofundar. As apresentações podem ser gravadas pelos grupos e serem exibidas em sala, por exemplo.

  7. Etapa 7 - Check-out final

    Os alunos preenchem o campo de Check-out final do modelo, registrando o que aprenderam sobre sufixos para criar adjetivos em língua inglesa. Conduza o fechamento da aula, destacando os aprendizados e esclarecendo possíveis dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
  • Analisar a funcionalidade dos sufixos na formação de palavras em inglês.
  • Buscar referências na língua materna quando possível.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos sufixos nas palavras.
  • Criação correta de adjetivos utilizando sufixos.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e dinâmica a teoria sobre sufixos para criar adjetivos.
  • Propor atividades em grupo para estimular a participação e colaboração dos alunos.
  • Contextualizar o tema apresentando exemplos reais de sufixos em textos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Identificar corretamente os sufixos nas palavras.
  • Criar corretamente adjetivos utilizando sufixos.