Aula sobre Sufixos Para Criar Adjetivos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade, abordaremos o tema "Sufixos para criar adjetivos". Os sufixos são partes adicionadas ao final de uma palavra para alterar seu significado. Eles são usados frequentemente em inglês para criar novas palavras e adjetivos a partir de substantivos. Mostraremos exemplos práticos de como essas palavras podem ser encontradas em músicas, filmes e livros em inglês. A metodologia usada é o Estudo de Caso, na qual os alunos trabalham em grupo para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.

  1. Etapa 1 - Apresentação dos sufixos e sua funcionalidade

    Apresente um resumo dos sufixos mais comuns utilizados para criar adjetivos em inglês. Serão mostrados exemplos práticos de como eles são usados em diferentes contextos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e definição dos temas

    Os alunos vão formar grupos e escolher um tema para trabalhar. Você pode oferecer sugestões, como, por exemplo, problemas ambientais, saúde, tecnologia etc.

  3. Etapa 3 - Identificação de um problema

    Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Eles vão pesquisar sobre o assunto e entrevistar com pessoas reais para obter informações.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos vão pesquisar sobre o problema identificado e coletar dados por meio de entrevistas e outras pesquisas.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Cada grupo vai analisar o contexto do problema identificado e discutir suas causas, consequências e possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos vão comparar os dados levantados com dados oficiais e/ou pesquisas já realizadas sobre o tema escolhido.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo apresenta uma solução para o problema identificado e discute como poderia contribuir para a disseminação da informação. Os alunos vão produzir um infográfico (preenchimento das 8 lacunas) que pode ser distribuído na comunidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa;
  • Analisar a funcionalidade dos sufixos e como eles são usados em diferentes contextos;
  • Buscar referências na língua materna para facilitar a compreensão dos sufixos;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e pesquisar sobre problemas reais;
  • Estimular a criatividade e a produção autoral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula;
  • Qualidade das perguntas e respostas durante as discussões em grupo;
  • Adequação dos dados coletados e analisados com o tema escolhido;
  • Qualidade e criatividade do infográfico produzido pelos alunos;
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções para o problema identificado.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva os sufixos e sua funcionalidade;
  • Acompanhar e direcionar as discussões dos grupos;
  • Dar suporte na escolha do problema a ser identificado pelos grupos;
  • Incentivar a criatividade e a produção autoral dos alunos;
  • Realizar a avaliação das atividades desenvolvidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido e coletar dados para análise;
  • Produzir um infográfico com informações relevantes sobre o problema identificado;
  • Apresentar soluções criativas para o problema identificado;
  • Participar da avaliação das atividades desenvolvidas em grupo.