Aula sobre Sufixos Para Criar Adjetivos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre os sufixos utilizados para criar adjetivos em língua inglesa. Os adjetivos são palavras importantes que descrevem qualidades e características de um objeto ou pessoa. Eles são extremamente comuns na língua inglesa e são usados frequentemente em muitos contextos, como ao escrever uma resenha, ao descrever uma pessoa, um animal, um objeto ou um lugar. Os estudantes devem estar cientes da existência de sufixos em inglês e da sua aplicação para formar adjetivos. Eles devem ser capazes de identificar esses sufixos em palavras que eles já conhecem ou em novas palavras que eles encontrarem no futuro.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma introdução ao assunto, apresentando o tema e explicando a importância dos adjetivos em língua inglesa. Ensine os alunos sobre os sufixos utilizados para formar adjetivos. Isso pode ser feito por meio de um jogo rápido em que você escreve algumas palavras no quadro e os estudantes devem identificar o sufixo utilizado.Etapa 2 - Divisão das equipes
Os alunos serão divididos em equipes de 4 ou 5 pessoas para criar um jogo de tabuleiro educativo que vai ajudar os jogadores a aprender e aplicar os sufixos para criar adjetivos. Cada equipe deve criar um mapa de registro contendo informações relevantes para o seu jogo. Cada equipe escolhe um nome para o seu jogo.Etapa 3 - Criação do objetivo do jogo e desafios
As equipes definem o objetivo do seu jogo, juntamente com os desafios que os jogadores vão enfrentar. Eles podem pesquisar na internet por jogos educativos similares ou você pode trazerexemplos para ilustrar.Etapa 4 - Criação dos níveis
As equipes definem os níveis do seu jogo, desde o mais fácil até o mais difícil. Cada nível terá um conjunto de tarefas que os jogadores precisam realizar, utilizando os sufixos aprendidos.Etapa 5 - Esquema de recompensas
Cada equipe deve pensar em um esquema de recompensas para incentivar os jogadores a progredir pelo jogo. As recompensas podem ser pontos, brindes, figurinhas, entre outras coisas.Etapa 6 - Informações para o consumidor final
Cada equipe vai criar uma descrição do seu jogo, para poder ser vendido para outras pessoas que desejem aprender sobre sufixos e adjetivos. Eles devem explicar como o jogo funciona e por que é uma forma engajadora e efetiva de aprender.Etapa 7 - Apresentação dos jogos
As equipes apresentam seus jogos para a turma, descrevendo seus objetivos, desafios, níveis, esquemas de recompensas e informações para o consumidor final.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e aplicar sufixos para criar adjetivos em língua inglesa.
- Incentivar a criatividade e trabalho em equipe dos estudantes.
- Utilizar a metodologia ativa de gamificação para promover a aprendizagem interativa e envolvente.
Critérios de avaliação
- O jogo ensina os sufixos de forma clara e efetiva.
- O jogo possui um esquema de recompensas bem-planejado que incentiva os jogadores a progredir pelo jogo.
- O jogo é engajador e divertido para os jogadores.
- O jogo é bem-planejado, com objetivos e desafios claros.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a importância dos adjetivos em língua inglesa.
- Dividir os alunos em equipes e explicar as etapas da atividade.
- Auxiliar as equipes na criação do seu jogo, fornecendo feedback e suporte quando necessário.
- Facilitar as apresentações dos jogos para a turma.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para criar um jogo educativo sobre sufixos e adjetivos.
- Pesquisar exemplos de jogos educativos similares e aplicar em seu próprio trabalho.
- Participar com entusiasmo das apresentações de jogo e dar feedback construtivo às outras equipes.