Aula sobre Sufixos Para Criar Adjetivos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos trabalhar sobre os sufixos utilizados para criar adjetivos em língua inglesa, uma parte importante da formação de palavras. O objetivo é ensinar os alunos a reconhecer e compreender os sufixos, bem como sua funcionalidade e relevância. Esse conhecimento é útil não só para a compreensão da língua inglesa, mas também para o aprendizado de outras línguas. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criam um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes serão protagonistas do seu próprio aprendizado, tendo a oportunidade de aprender de forma mais prática e engajada.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e faça uma breve revisão sobre o que são sufixos e sua importância na formação de palavras em língua inglesa. Nessa etapa, você pode utilizar exemplos práticos, como palavras comuns em inglês que os alunos já conhecem, como happy, ugly, careful etc.

  2. Etapa 2 - Aula invertida

    Envie para os alunos, com antecedência, um vídeo explicando sobre os sufixos usados para criar adjetivos em língua inglesa. Os alunos devem assistir ao vídeo antes da aula presencial e criar um mapa conceitual, com 1 ideia central e 8 sub-ideias, cada uma com 2 níveis de profundidade.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Na aula presencial, cada aluno deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e suas sub-ideias. Encoraje a participação e a troca de conhecimentos entre os alunos.

  4. Etapa 4 - Exercícios

    Distribua uma folha de exercícios para os alunos, com atividades que envolvam a identificação de sufixos e a criação de adjetivos a partir deles. Os alunos devem trabalhar em grupos para resolver os exercícios.

  5. Etapa 5 - Correção e feedback

    Corrija os exercícios e dê feedback aos alunos, enfatizando seus acertos e apontando em que devem melhorar e ter mais atenção.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma breve revisão sobre o tema e ressaltando a importância de conhecer os sufixos para criar adjetivos em língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a participação e o protagonismo dos alunos em seu próprio aprendizado.
  • Desenvolver habilidades linguísticas como reconhecimento de sufixos, formação de palavras e uso correto dos adjetivos em língua inglesa.
  • Aplicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, permitindo que o aluno aprenda de forma mais prática e engajada.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos sufixos utilizados para criar adjetivos em língua inglesa.
  • Habilidade em criar adjetivos utilizando os sufixos aprendidos.
  • Participação efetiva na criação do mapa conceitual e na apresentação para a turma.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Participação e engajamento nas atividades realizadas em grupo.

Ações do professor

  • Preparar material didático, como vídeos e exercícios, que possam auxiliar na compreensão do tema pelos alunos.
  • Estimular a participação e a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Corrigir os exercícios e fornecer feedback aos alunos, apontado tanto seus acertos quanto erros.
  • Respeitar o tempo dos alunos para a realização das atividades propostas e garantir que todos participem da aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo enviado pelo professor antes da aula presencial.
  • Criar um mapa conceitual para o tema, com 1 ideia central e 8 sub-ideias, cada uma com 2 níveis de profundidade.
  • Participar ativamente da aula presencial, apresentando seu mapa conceitual para a turma e trabalhando em grupo para resolver os exercícios propostos.
  • Respeitar o tempo e a dinâmica das atividades propostas, garantindo a participação de todos os colegas.