Aula sobre Sufixos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os sufixos são elementos adicionados no final das palavras para modificar seu significado. Em inglês, existem sufixos bastante comuns que ajudam a formar novas palavras a partir de raízes simples. Por exemplo, o sufixo "–ful" é adicionado a algumas palavras para indicar "cheio de" ou "capaz de". Portanto, a palavra "truth" significa "verdade", mas "truthful" significa "verdadeiro", e assim por diante. É importante que os estudantes do ensino fundamental tenham uma compreensão clara de como funcionam os sufixos em inglês para poderem expandir seu vocabulário e melhorar suas habilidades de leitura e escrita. Nesta atividade, os alunos trabalharão juntos para criar um mapa conceitual sobre os sufixos em inglês usando a metodologia ativa Aprendizagem entre Pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema dos sufixos em inglês e explique o que os alunos aprenderão nesta atividade. Forneça exemplos de palavras comuns que contenham sufixos e explique como eles podem modificar sua função. Incentive os alunos a pensar em exemplos por conta própria e compartilhe alguns exemplos de palavras que os estudantes sugerirem.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos de pares

    Organize a turma em pares e explique que os alunos trabalharão juntos para criar um mapa conceitual sobre os sufixos em inglês.

  3. Etapa 3 - Criação de um mapa conceitual

    Incentive os alunos a criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias, cada uma contendo dois níveis de profundidade. Estabeleça um tempo para criar o mapa e circule pela sala ajudando os alunos que tiverem dúvidas. É importante que os alunos trabalhem em conjunto e dividam as tarefas para criar um mapa conceitual significativo. Os pares devem se ajudar na formação do mapa conceitual e no desenvolvimento dos subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada par apresentará o mapa conceitual que criou para a turma. Incentive-os a explicar cada ideia e sub-ideia, fornecendo exemplos de palavras que contenham sufixos. Durante as apresentações, os alunos também podem fazer anotações em seus próprios mapas conceituais sobre as ideias apresentadas por outros pares.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Depois que todos os grupos tiverem apresentado seus mapas conceituais, incentive os alunos a discutir as semelhanças e diferenças entre os mapas criados. É importante enfatizar que não há uma maneira "certa" de criar um mapa conceitual, e que cada grupo pode ter ideias diferentes. Incentive os alunos a compartilhar suas perspectivas e opiniões sobre as ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre reforçando as ideias principais discutidas durante a atividade. Incentive os alunos a continuar aprendendo sobre os sufixos em inglês e explorar outros temas semelhantes para expandir o vocabulário em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
  • Analisar a funcionalidade dos sufixos em palavras em inglês.
  • Buscar referências na língua materna quando possível para ajudar no entendimento dos sufixos em inglês.

Critérios de avaliação

  • A capacidade dos alunos em apresentar um mapa conceitual bem estruturado e coerente sobre sufixos em inglês.
  • A compreensão dos alunos sobre a função dos sufixos em palavras em inglês.
  • A participação dos alunos durante as discussões em grupo.
  • A qualidade e relevância dos exemplos fornecidos pelos alunos.
  • A capacidade dos alunos em utilizar adequadamente os sufixos em suas atividades, escritas e falas.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo e a proposta da atividade.
  • Incentivar a colaboração e a divisão de tarefas em grupos.
  • Fornecer feedback e auxílio durante as atividades.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões.
  • Encorajar os alunos a continuar aprendendo e explorando o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em conjunto com o parceiro para criar um mapa conceitual bem estruturado.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Fornecer exemplos relevantes de palavras com sufixos.
  • Utilizar adequadamente os sufixos em suas atividades, escritas e falas.
  • Continuar aprendendo e explorando o tema fora da sala de aula.