Aula sobre Sufixos
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Nesta aula, vamos trabalhar com sufixos em inglês. Os sufixos são elementos adicionados ao final de uma palavra para mudar o seu significado ou função. Eles são muito comuns na língua inglesa e, por isso, é importante que os alunos saibam reconhecê-los e entendam a sua funcionalidade. Os sufixos podem ser encontrados em todo lugar, por exemplo, nas diversas palavras utilizadas no mundo dos games ou nas músicas que os alunos costumam ouvir. Assim, o objetivo da aula é fazer com que os alunos reconheçam os sufixos em diferentes contextos e aprendam a utilizá-los corretamente. Para alcançar esse objetivo, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, que incentiva a criação e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. O aluno será o protagonista do processo de aprendizagem, incentivado a pesquisar e criar soluções para resolver os problemas levantados.
Etapa 1 - Apresentação
Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que são sufixos e como eles são utilizados em inglês. Em seguida, faça uma pequena dinâmica para fixar o conceito e criar uma conexão com os alunos.Etapa 2 - Identificando sufixos
Divida os alunos em grupos e disponibilize uma lista de palavras em inglês que contenha sufixos. Os estudantes deverão identificar o sufixo e sua função. Em seguida, cada grupo fará uma apresentação para a turma com as palavras mais difíceis.Etapa 3 - Problematização em grupo
Apresente um problema em que os alunos deverão usar sufixos em inglês para resolvê-lo. Cada grupo deverá criar uma lista de alternativas para solucionar o problema.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os alunos deverão escolher a melhor alternativa listada por cada grupo e justificar a sua escolha através da utilização dos sufixos em inglês.Etapa 5 - Solução
Faça uma análise das alternativas apontadas pelos grupos e apresente a solução definitiva. Os alunos deverão identificar os sufixos presentes na solução e explicá-los.Etapa 6 - Diário de bordo
Os alunos irão criar em grupo um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Cada grupo deverá apresentar propostas de sufixos em inglês e justificá-los.Etapa 7 - Criação de uma canção em inglês
Os alunos em grupos deverão criar uma canção em inglês com a utilização dos sufixos trabalhados na aula. A canção deve ter um refrão e ser apresentada para a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e utilizar sufixos em inglês, analisando a sua funcionalidade.
- Incentivar os alunos a pensar de maneira crítica e criativa, através da resolução de problemas dentro da temática da aula.
- Estimular a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos sufixos e a sua respectiva função na formação da palavra.
- Participação ativa do aluno nas atividades propostas em grupo.
- Criação de soluções criativas e funcionais para o problema proposto.
- Utilização correta dos sufixos em inglês na apresentação da solução do problema.
- Criatividade e originalidade na criação da canção em inglês.
Ações do professor
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Propor desafios e problemas que incentivem a criatividade e a resolução em grupo.
- Estimular a criatividade e originalidade dos alunos na criação da canção em inglês.
- Fornecer feedbacks positivos sobre o desempenho dos alunos.
- Estimular a reflexão sobre o conhecimento adquirido a partir da metodologia aplicada.
Ações do aluno
- Participação ativa em todas as atividades propostas.
- Identificação correta dos sufixos e sua respectiva função na formação da palavra.
- Criação de soluções criativas e funcionais para o problema proposto.
- Utilização correta dos sufixos em inglês na apresentação da solução do problema.
- Criatividade e originalidade na criação da canção em inglês.