Aula sobre Sufixos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nessa aula, os alunos aprenderão sobre sufixos em inglês, que são partes das palavras colocadas no final para mudar o significado ou a classe gramatical das palavras. Por exemplo, o sufixo "-ly" é frequentemente adicionado a adjetivos para formar advérbios, como em "quickly" (rapidamente). Os alunos aprenderão a identificar sufixos comuns e entenderão seu uso em palavras. A metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada nessa aula, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem. Esse template incluirá campos de Check-in e Check-out para monitorar seu progresso no tema.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e informe aos estudantes a metodologia que será utilizada. Em seguida, apresente o template de registro de aprendizagem com os campos Check-in e Check-out e peça que os estudantes preencham o campo Check-in com as informações prévias que eles têm sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula conversando com os alunos sobre o que são sufixos e sua importância na língua inglesa. Em seguida, dê alguns exemplos de palavras com sufixos e peça aos alunos que tentem identificá-los. Exemplo: happy (feliz) + ly = happily (felizmente)

  3. Etapa 3 - Identificação de sufixos

    Distribua uma lista de palavras aos estudantes, com as quais trabalharão individualmente na identificação dos sufixos nas palavras dadas. Eles deverão utilizar suas referências em inglês e, quando necessário, em português. Exemplo: recognize (reconhecer) - able = recognizable (reconhecível)

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Oriente os estudantes a, em casa, pesquisarem sobre a temática e se aprofundarem no assunto para realizar a atividade na aula seguinte.

  5. Etapa 5 - Trabalhando com sufixos

    Os alunos receberão um texto e deverão identificar os sufixos presentes nele. Em seguida, deverão discutir em grupo sobre o que cada sufixo significa e como ele modifica o significado da palavra. Dê dicas e esclareça as dúvidas dos alunos. Exemplo: successful (bem-sucedido) - ful = success (sucesso)

  6. Etapa 6 - Criando novas palavras

    Os alunos trabalharão em grupo para criar novas palavras com sufixos específicos. Eles deverão criar uma lista de palavras e escrever a definição de cada uma delas. Em seguida, deverão apresentar suas palavras para a turma. Exemplo: "auto-" (automático) + "graph" (escrita) = "autograph" (autógrafo)

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos utilizarão o template de registro de aprendizagem para fazer o check-out. Eles deverão escrever o que aprenderam sobre sufixos na aula e como podem aplicar esse conhecimento em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
  • Estimular a criatividade dos alunos ao criarem novas palavras com sufixos específicos.
  • Incentivar os alunos a buscar referências na língua materna para entender melhor o significado dos sufixos em inglês.

Critérios de avaliação

  • Habilidade dos alunos em identificar sufixos em palavras.
  • Habilidade dos alunos em criar novas palavras com sufixos específicos.
  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades.

Ações do professor

  • Esclarecer dúvidas sobre sufixos e seu uso em palavras.
  • Dar dicas e sugestões para a criação de novas palavras com sufixos específicos.
  • Estimular a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
  • Monitorar o progresso dos alunos durante a aula.
  • Apoiar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Identificar sufixos em palavras.
  • Criar novas palavras com sufixos específicos.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Monitorar seu próprio progresso através do template de registro de aprendizagem.
  • Buscar referências na língua materna quando necessário.