Aula sobre Sufixos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os sufixos são uma parte importante da língua inglesa e um conhecimento fundamental para dominar o idioma tanto ao nível gramatical, quanto vocabulário. Na aula de hoje, trabalharemos com a metodologia da gamificação, onde os alunos irão criar um jogo que envolvam a criação de palavras com sufixos, de forma que eles possam compreender como as palavras são formadas e utilizadas na língua inglesa. É importante ressaltar que esta habilidade é fundamental para a construção de vocabulário e para entender textos em língua inglesa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de sufixos em língua inglesa, bem como exemplos práticos de palavras que utilizam sufixos. Pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre sufixos e como eles acham que eles são usados.

  2. Etapa 2 - Exemplo de jogo

    Apresente um exemplo de jogo que envolva a criação de palavras com sufixos em inglês. O objetivo é fazer com que os alunos possam entender como os jogos podem ser uma ferramenta didática para o aprendizado da língua inglesa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro do jogo

    Os alunos devem criar um mapa de registro para o jogo que irão desenvolver. Eles devem preencher os campos: nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que seu jogo será engajador e será um sucesso.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Os alunos devem trabalhar em grupos para desenvolverem seus jogos. Eles podem usar qualquer ferramenta disponível, seja papel e caneta, seja aplicativos ou plataformas digitais. O importante é que os jogos envolvam a criação de palavras com sufixos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Os alunos devem apresentar seus jogos para a turma e explicar como eles funcionam e como são jogados. Avalie a criatividade e a utilização de sufixos na criação de palavras dos jogos apresentados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma discussão com a turma para entender os pontos positivos e negativos da metodologia utilizada. É importante que os alunos compreendam o valor dos sufixos na construção de palavras em inglês e reconheçam como os jogos são uma ferramenta lúdica e eficaz para o aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos na criação de jogos.
  • Promover o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Habilidade dos alunos em reconhecer e utilizar sufixos na criação de palavras;
  • Criatividade na criação do jogo;
  • Clareza e eficácia na apresentação do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar conceitos e exemplos práticos sobre sufixos;
  • Auxiliar os alunos na criação dos jogos;
  • Avaliar a criatividade e a utilização de sufixos na criação de palavras nos jogos apresentados.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro para o jogo;
  • Trabalhar em grupo para desenvolver o jogo;
  • Apresentar o jogo para a turma.