Aula sobre Sufixos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os sufixos são uma parte importante da língua inglesa e um conhecimento fundamental para dominar o idioma tanto ao nível gramatical, quanto vocabulário. Na aula de hoje, trabalharemos com a metodologia da gamificação, onde os alunos irão criar um jogo que envolvam a criação de palavras com sufixos, de forma que eles possam compreender como as palavras são formadas e utilizadas na língua inglesa. É importante ressaltar que esta habilidade é fundamental para a construção de vocabulário e para entender textos em língua inglesa.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o conceito de sufixos em língua inglesa, bem como exemplos práticos de palavras que utilizam sufixos. Pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre sufixos e como eles acham que eles são usados.Etapa 2 - Exemplo de jogo
Apresente um exemplo de jogo que envolva a criação de palavras com sufixos em inglês. O objetivo é fazer com que os alunos possam entender como os jogos podem ser uma ferramenta didática para o aprendizado da língua inglesa.Etapa 3 - Criação do mapa de registro do jogo
Os alunos devem criar um mapa de registro para o jogo que irão desenvolver. Eles devem preencher os campos: nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que seu jogo será engajador e será um sucesso.Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo
Os alunos devem trabalhar em grupos para desenvolverem seus jogos. Eles podem usar qualquer ferramenta disponível, seja papel e caneta, seja aplicativos ou plataformas digitais. O importante é que os jogos envolvam a criação de palavras com sufixos.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Os alunos devem apresentar seus jogos para a turma e explicar como eles funcionam e como são jogados. Avalie a criatividade e a utilização de sufixos na criação de palavras dos jogos apresentados.Etapa 6 - Conclusão
Conduza uma discussão com a turma para entender os pontos positivos e negativos da metodologia utilizada. É importante que os alunos compreendam o valor dos sufixos na construção de palavras em inglês e reconheçam como os jogos são uma ferramenta lúdica e eficaz para o aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
- Desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos na criação de jogos.
- Promover o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Habilidade dos alunos em reconhecer e utilizar sufixos na criação de palavras;
- Criatividade na criação do jogo;
- Clareza e eficácia na apresentação do jogo.
Ações do professor
- Apresentar conceitos e exemplos práticos sobre sufixos;
- Auxiliar os alunos na criação dos jogos;
- Avaliar a criatividade e a utilização de sufixos na criação de palavras nos jogos apresentados.
Ações do aluno
- Criar um mapa de registro para o jogo;
- Trabalhar em grupo para desenvolver o jogo;
- Apresentar o jogo para a turma.