Aula sobre Sufixos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os sufixos são elementos fixos que adicionamos ao final de uma palavra para criar uma nova palavra ou alterar seu significado. Por exemplo, a palavra "happy" se torna "happiness" com a adição do sufixo "ness". Nesta aula, vamos aprender sobre sufixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa e analisar sua funcionalidade. Os estudantes serão divididos em grupos e irão passar por três estações com atividades diferentes para aprender e consolidar conhecimento sobre sufixos.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema.

    Faça uma breve apresentação sobre sufixos e como eles funcionam em palavras da língua inglesa. Apresente exemplos de palavras comuns em inglês para que os alunos possam observar como os sufixos são utilizados.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Explique a metodologia, separe a sala em estações e a turma em três grupos. Oriente onde cada grupo deve iniciar a atividade e comece a dinâmica.

    Estação 1 - "Matching Game"

    Os alunos receberão um conjunto de cartas com palavras e seus respectivos sufixos. Eles deverão combinar as cartas corretamente e explicar o significado das novas palavras criadas.

    Estação 2 - "Word Hunt"

    Os alunos receberão um texto com várias palavras destacadas em negrito. Eles deverão identificar os sufixos de cada palavra e fornecer o significado da nova palavra.

    Estação 3 - "Creating Words"

    Os alunos receberão um conjunto de palavras com sufixos diferentes e deverão, em grupos, criar novas palavras e escrever uma frase usando a palavra em um contexto adequado.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em um grupo para discutir as atividades realizadas e apresentar as novas palavras criadas. Ajude-os a esclarecer dúvidas e forneça feedbacks.

  4. Etapa 4 - Recapitulação

    Faça um breve resumo do que foi aprendido nesta aula e incentive os alunos a continuarem praticando suas habilidades de reconhecimento e análise de sufixos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer sufixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
  • Analisar a funcionalidade dos sufixos e como eles alteram o significado das palavras.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Os alunos serão avaliados quanto à sua capacidade de reconhecer os sufixos e seus significados.
  • Os alunos serão avaliados quanto à sua capacidade de trabalhar em grupo e colaborar uns com os outros.
  • Os alunos serão avaliados quanto à sua capacidade de criar novas palavras e usá-las corretamente em um contexto apropriado.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Auxiliar os alunos durante as atividades, sanando dúvidas e fornecendo feedback.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.

Ações do aluno

  • Identificar sufixos e seus significados.
  • Trabalhar em equipe e colaborar uns com os outros.
  • Criar novas palavras e usá-las corretamente em um contexto apropriado.