Sujeito e predicado
Você sabe como diferenciar sujeito e predicado? É isso que vamos estudar nessa aula de Português. Bons estudos!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Qual alternativa tem uma frase só com o predicado, já que o sujeito está oculto?
Atividade completaA)
Nevou na serra catarinense.B) Meu computador parou de funcionar.
C) Comprei um celular novo.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
O assunto "Sujeito e Predicado" é uma das primeiras coisas ensinadas em relação à Língua Portuguesa. É importante que possamos entender e identificar esses dois elementos tão presentes em nossa comunicação escrita e falada. Durante a atividade, será trabalhada a metodologia ativa de sala de aula invertida, na qual os alunos encontrarão o sujeito e o predicado em textos. Os alunos trabalharão em conjunto para que todos possam compreender de forma clara e objetiva o tema abordado.Atividade completa4. Rotação por estações:
O sujeito e o predicado são elementos essenciais da estrutura da oração. O sujeito é quem pratica a ação, enquanto o predicado é o que é dito sobre o sujeito. Em nosso cotidiano, utilizamos o sujeito e o predicado para nos comunicarmos e expressarmos nossas ideias. Nesta atividade, será utilizada a metodologia de rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais dinâmica e interativa sobre o tema.Atividade completa5. Estudo de Caso:
Nesta atividade, os alunos serão desafiados a aprimorar sua habilidade em identificar a estrutura básica da oração, compreendendo o sujeito, predicado e complemento. Mediante um estudo de caso, eles serão expostos a diferentes textos que apresentam variações nas estruturas de sujeito, predicado e complemento. A partir da análise e discussão em grupo, os alunos poderão refletir sobre as características de cada elemento e sua influência na construção do sentido da frase. Essa atividade promove uma aprendizagem ativa e colaborativa, em que os alunos participam ativamente da investigação e aplicação dos conceitos estudados, ampliando sua compreensão e habilidades linguísticas.Atividade completa6. Gamificação:
O sujeito e o predicado são conceitos fundamentais da Língua Portuguesa e são essenciais para a compreensão da estrutura das frases. O sujeito é aquele que pratica a ação na frase, enquanto o predicado é a ação em si. Para contextualizar o assunto, é possível trazer exemplos de frases com sujeito e predicado presentes em textos literários, jornalísticos ou até mesmo em conversas do dia a dia. Nesta atividade, a metodologia ativa gamificação será aplicada. Os alunos irão criar um jogo que irá ajudá-los a entender melhor o conceito de sujeito e predicado. Eles irão trabalhar em equipe e, ao mesmo tempo, aprender a importância de cada um desses elementos na construção de uma frase correta.Atividade completa7. Aprendizagem Entre Pares:
Nesta atividade de aprendizagem entre pares sobre sujeito e predicado, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a estrutura básica da oração. A proposta é que eles trabalhem em duplas, explorando diferentes tipos de frases e identificando o sujeito e o predicado em cada uma delas. Através da colaboração e troca de conhecimento entre os pares, os alunos poderão discutir suas conclusões, corrigir eventuais erros e aprimorar sua compreensão sobre esse tema. Além disso, serão desafiados a criar novas frases com diferentes estruturas de sujeito e predicado, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. Ao final, haverá uma apresentação e discussão em grupo, permitindo que todos compartilhem suas descobertas e aprofundem ainda mais seu entendimento sobre sujeito e predicado.Atividade completa8. Design Sprint:
O estudo do sujeito e predicado é fundamental para a compreensão da Língua Portuguesa. O sujeito é o termo da oração que realiza a ação e o predicado é o que se diz sobre o sujeito. Saber identificar esses elementos é essencial para a compreensão e produção de textos coerentes e coesos. Nesta atividade, a metodologia ativa design sprint será utilizada para que os alunos criem um template de 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completaExemplo: Ao escrever uma redação, é importante saber quem é o sujeito e o que ele está fazendo para construir uma ideia clara e coesa. Por exemplo, em "O cachorro late", o sujeito é "cachorro" e o predicado é "late". Isso ajuda a entender que a ação está sendo realizada pelo cachorro.
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: