Aula sobre Sujeito E Predicado

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade de aprendizagem entre pares sobre sujeito e predicado, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a estrutura básica da oração. A proposta é que eles trabalhem em duplas, explorando diferentes tipos de frases e identificando o sujeito e o predicado em cada uma delas. Através da colaboração e troca de conhecimento entre os pares, os alunos poderão discutir suas conclusões, corrigir eventuais erros e aprimorar sua compreensão sobre esse tema. Além disso, serão desafiados a criar novas frases com diferentes estruturas de sujeito e predicado, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. Ao final, haverá uma apresentação e discussão em grupo, permitindo que todos compartilhem suas descobertas e aprofundem ainda mais seu entendimento sobre sujeito e predicado.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Introduza o conceito de sujeito e predicado, explicando suas definições e características. Entregue aos alunos materiais de referência, como exemplos de frases e explicações sobre os diferentes tipos de sujeito e predicado.

  2. Etapa 2 - Formação de pares

    Divida os alunos em duplas ou grupos pequenos.

  3. Etapa 3 - Exploração e discussão

    Cada dupla recebe uma lista de frases que contêm diferentes tipos de sujeito e predicado. Os alunos discutem e identificam o sujeito e o predicado em cada frase, usando as informações fornecidas pelo professor.

  4. Etapa 4 - Troca de conhecimentos

    Os pares compartilham suas respostas e justificam suas escolhas. Os alunos têm a oportunidade de corrigir e esclarecer dúvidas uns dos outros, promovendo o aprendizado mútuo.

  5. Etapa 5 - Desafio

    Proponha um desafio extra, como a criação de novas frases com diferentes tipos de sujeito e predicado, para que os alunos pratiquem ainda mais a identificação desses elementos.

  6. Etapa 6 - Apresentação e discussão em grupo

    Cada dupla compartilha suas conclusões e exemplos com a turma. Conduza uma discussão em grupo, destacando os pontos importantes e esclarecendo eventuais dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar sujeito e predicado em diferentes tipos de frases;
  • Estimular a colaboração e troca de conhecimento entre os pares;
  • Promover a reflexão e o pensamento crítico em relação à estrutura das frases.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar corretamente o sujeito e o predicado nas frases propostas;
  • Participação ativa e colaborativa durante as discussões em pares e em grupo;
  • Demonstração de compreensão dos diferentes tipos de sujeito e predicado;
  • Criatividade na criação de novas frases com diferentes estruturas de sujeito e predicado.

Ações do professor

  • Apresentar e explicar o conceito de sujeito e predicado;
  • Fornecer materiais de referência e exemplos de frases;
  • Organizar os alunos em pares ou grupos;
  • Orientar e monitorar as discussões e trocas de conhecimento;
  • Conduzir a discussão em grupo, destacando os principais pontos e esclarecendo dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em pares, identificando sujeito e predicado nas frases propostas;
  • Compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas com o parceiro;
  • Criar novas frases com diferentes tipos de sujeito e predicado;
  • Apresentar suas conclusões e exemplos durante a discussão em grupo;
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.