Aula sobre Sujeito E Predicado
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta atividade de aprendizagem entre pares sobre sujeito e predicado, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a estrutura básica da oração. A proposta é que eles trabalhem em duplas, explorando diferentes tipos de frases e identificando o sujeito e o predicado em cada uma delas. Através da colaboração e troca de conhecimento entre os pares, os alunos poderão discutir suas conclusões, corrigir eventuais erros e aprimorar sua compreensão sobre esse tema. Além disso, serão desafiados a criar novas frases com diferentes estruturas de sujeito e predicado, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. Ao final, haverá uma apresentação e discussão em grupo, permitindo que todos compartilhem suas descobertas e aprofundem ainda mais seu entendimento sobre sujeito e predicado.
Etapa 1 - Preparação
Introduza o conceito de sujeito e predicado, explicando suas definições e características. Entregue aos alunos materiais de referência, como exemplos de frases e explicações sobre os diferentes tipos de sujeito e predicado.Etapa 2 - Formação de pares
Divida os alunos em duplas ou grupos pequenos.Etapa 3 - Exploração e discussão
Cada dupla recebe uma lista de frases que contêm diferentes tipos de sujeito e predicado. Os alunos discutem e identificam o sujeito e o predicado em cada frase, usando as informações fornecidas pelo professor.Etapa 4 - Troca de conhecimentos
Os pares compartilham suas respostas e justificam suas escolhas. Os alunos têm a oportunidade de corrigir e esclarecer dúvidas uns dos outros, promovendo o aprendizado mútuo.Etapa 5 - Desafio
Proponha um desafio extra, como a criação de novas frases com diferentes tipos de sujeito e predicado, para que os alunos pratiquem ainda mais a identificação desses elementos.Etapa 6 - Apresentação e discussão em grupo
Cada dupla compartilha suas conclusões e exemplos com a turma. Conduza uma discussão em grupo, destacando os pontos importantes e esclarecendo eventuais dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar sujeito e predicado em diferentes tipos de frases;
- Estimular a colaboração e troca de conhecimento entre os pares;
- Promover a reflexão e o pensamento crítico em relação à estrutura das frases.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em identificar corretamente o sujeito e o predicado nas frases propostas;
- Participação ativa e colaborativa durante as discussões em pares e em grupo;
- Demonstração de compreensão dos diferentes tipos de sujeito e predicado;
- Criatividade na criação de novas frases com diferentes estruturas de sujeito e predicado.
Ações do professor
- Apresentar e explicar o conceito de sujeito e predicado;
- Fornecer materiais de referência e exemplos de frases;
- Organizar os alunos em pares ou grupos;
- Orientar e monitorar as discussões e trocas de conhecimento;
- Conduzir a discussão em grupo, destacando os principais pontos e esclarecendo dúvidas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em pares, identificando sujeito e predicado nas frases propostas;
- Compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas com o parceiro;
- Criar novas frases com diferentes tipos de sujeito e predicado;
- Apresentar suas conclusões e exemplos durante a discussão em grupo;
- Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.