Aula sobre Sujeito E Predicado

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade, os alunos serão desafiados a aprimorar sua habilidade em identificar a estrutura básica da oração, compreendendo o sujeito, predicado e complemento. Mediante um estudo de caso, eles serão expostos a diferentes textos que apresentam variações nas estruturas de sujeito, predicado e complemento. A partir da análise e discussão em grupo, os alunos poderão refletir sobre as características de cada elemento e sua influência na construção do sentido da frase. Essa atividade promove uma aprendizagem ativa e colaborativa, em que os alunos participam ativamente da investigação e aplicação dos conceitos estudados, ampliando sua compreensão e habilidades linguísticas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos a definição e a função do sujeito, predicado e complemento em uma oração. Explique que o sujeito é o termo sobre o qual se faz uma afirmação, o predicado expressa a ação ou estado do sujeito, e o complemento é um termo que completa o sentido da ação.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Distribua para os alunos um conjunto de pequenos textos ou trechos de texto que contenham diferentes tipos de sujeito, predicado e complemento. Cada texto deve apresentar uma situação diferente, como uma descrição de um evento, uma conversa entre personagens, uma notícia, entre outros.

  3. Etapa 3 - Análise individual

    Os alunos devem ler os textos e identificar o sujeito, predicado e complemento de cada oração presente nos textos. Eles podem fazer anotações em seus cadernos ou em um documento digital.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a análise individual, os alunos são divididos em pequenos grupos para compartilhar suas respostas e discutir sobre as diferentes estruturas encontradas nos textos. Circule entre os grupos, fornecendo orientações e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação e reflexão

    Cada grupo apresenta um ou mais exemplos de sujeito, predicado e complemento identificados nos textos. Após cada apresentação, promova uma discussão para refletir sobre as diferentes estruturas e suas características. Os alunos podem comparar as diferentes respostas e discutir sobre os critérios utilizados para identificar os elementos da oração.

  6. Etapa 6 - Consolidação

    Para encerrar a atividade, os alunos recebem uma folha de exercícios com frases para identificar o sujeito, predicado e complemento. Eles devem resolver individualmente ou em duplas. Recolha os exercícios para avaliação posterior.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a estrutura básica da oração, compreendendo o sujeito, predicado e complemento;
  • Estimular a aplicação prática dos conceitos estudados sobre sujeito e predicado;
  • Promover a análise e reflexão sobre diferentes estruturas de sujeito, predicado e complemento presentes em textos;
  • Fomentar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e no compartilhamento de ideias.

Critérios de avaliação

  • Correção na identificação do sujeito, predicado e complemento nas respostas individuais e nos exercícios finais;
  • Participação ativa na discussão em grupo e nas reflexões sobre as estruturas identificadas nos textos;
  • Habilidade em aplicar os conceitos aprendidos em diferentes contextos.

Ações do professor

  • Introduzir os conceitos de sujeito, predicado e complemento de forma clara e acessível;
  • Preparar e distribuir os textos para análise dos alunos;
  • Circular entre os grupos durante a discussão, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas;
  • Facilitar a discussão em grupo, estimulando a participação de todos os alunos e promovendo a troca de ideias.

Ações do aluno

  • Ler e analisar individualmente os textos, identificando o sujeito, predicado e complemento;
  • Participar ativamente da discussão em grupo, compartilhando suas respostas e ideias;
  • Comparar e refletir sobre as diferentes estruturas encontradas nos textos;
  • Resolver os exercícios individuais ou em duplas, aplicando os conceitos aprendidos.