Aula sobre Sujeito E Predicado

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O sujeito e o predicado são elementos essenciais da estrutura da oração. O sujeito é quem pratica a ação, enquanto o predicado é o que é dito sobre o sujeito. Em nosso cotidiano, utilizamos o sujeito e o predicado para nos comunicarmos e expressarmos nossas ideias. Nesta atividade, será utilizada a metodologia de rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais dinâmica e interativa sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que é sujeito e predicado, mostrando exemplos e utilizando o quadro para anotar as definições.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Identificando o sujeito

    Nesta estação, os alunos terão que identificar o sujeito em frases previamente selecionadas. Disponibilize algumas frases em tiras de papel e os alunos deverão identificar o sujeito em cada uma delas e anotar no caderno.

    Estação 2 - Identificando o predicado

    Nesta estação, os alunos terão que identificar o predicado em frases previamente selecionadas. Disponibilize algumas frases em tiras de papel e os alunos deverão identificar o predicado em cada uma delas e anotar em um caderno.

    Estação 3 - Criando frases com sujeito e predicado

    Nesta estação, os alunos terão que criar frases com sujeito e predicado. Disponibilize algumas palavras em fichas e os alunos deverão escolher uma palavra como sujeito e outra como predicado para criar frases novas. Após a criação, eles deverão apresentar suas frases para a turma.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Reúna a turma e peça que alguns alunos apresentem as frases que criaram na estação 3. Enquanto os alunos apresentam, faça observações e sanar dúvidas sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Encerre a aula recapitulando o que foi aprendido, destacando as principais informações e reforçando a importância do sujeito e predicado na estrutura da oração.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos;
  • Trabalhar a atenção e a concentração dos alunos;
  • Reforçar o aprendizado do tema de forma dinâmica e interativa.

Critérios de avaliação

  • Identificar corretamente o sujeito e predicado em frases selecionadas;
  • Criar frases com sujeito e predicado;
  • Participação e colaboração nas atividades propostas;
  • Apresentação clara e objetiva das frases criadas;
  • Interesse e envolvimento nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula;
  • Disponibilizar as atividades em cada estação;
  • Sanar dúvidas e fazer observações durante a socialização;
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente o sujeito e predicado em frases selecionadas;
  • Criar frases com sujeito e predicado;
  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Apresentar de forma clara e objetiva as frases criadas;
  • Interagir e colaborar com os colegas de turma.