Aula sobre Sujeito E Predicado

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O assunto "Sujeito e Predicado" é uma das primeiras coisas ensinadas em relação à Língua Portuguesa. É importante que possamos entender e identificar esses dois elementos tão presentes em nossa comunicação escrita e falada. Durante a atividade, será trabalhada a metodologia ativa de sala de aula invertida, na qual os alunos encontrarão o sujeito e o predicado em textos. Os alunos trabalharão em conjunto para que todos possam compreender de forma clara e objetiva o tema abordado.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Previamente, solicite aos alunos que escolham um parágrafo curto de um texto de sua escolha, como um trecho de uma notícia, um trecho de um livro ou uma letra de música. Peça aos alunos que leiam o parágrafo e identifiquem o sujeito e o predicado de cada frase presente no texto. Eles devem sublinhar o sujeito e destacar o predicado em cada frase. Em seguida, os alunos devem registrar suas respostas em um caderno ou documento digital, indicando a frase original e a identificação do sujeito e do predicado.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre o tema "Sujeito e Predicado", explicando sua importância na Língua Portuguesa e como ele se relaciona com a comunicação escrita e falada. Em seguida, solicite que alguns alunos compartilhem os resultados da atividade prévia e oriente-os sobre como encontrar o sujeito e o predicado em orações.

  3. Etapa 3 - Encontrando sujeito e predicado em textos

    Divida os alunos em grupos e distribua um texto curto para cada grupo. Cada um deles será responsável por identificar o sujeito e o predicado no texto. Peça que eles anotem os resultados em uma folha.

  4. Etapa 4 - Troca de ideias entre os grupos

    Cada grupo apresentará seus resultados para a turma, explicando como chegaram às suas conclusões.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento de ideias

    Faça uma discussão geral sobre os resultados apresentados, ressaltando as semelhanças e diferenças entre eles e destacando a forma correta de encontrar o sujeito e o predicado em orações.

  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Distribua exercícios para os alunos praticarem a identificação do sujeito e do predicado. Os alunos deverão identificar o sujeito e o predicado em frases simples e compostas que serão projetadas no quadro ou entregues em uma folha de papel.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma avaliação geral da aula, reforçando os pontos principais abordados e tirando dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a estrutura básica da oração: sujeito, predicado e complemento (objetos direto e indireto);
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos;
  • Promover a troca de ideias e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do sujeito e do predicado em frases simples e compostas;
  • Participação ativa na resolução da atividade;
  • Envolvimento na troca de ideias entre os grupos;
  • Desempenho nos exercícios práticos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema;
  • Dividir os alunos em grupos e distribuir os textos para poderem encontrar o sujeito e o predicado;
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos;
  • Fazer uma avaliação geral da aula e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da resolução das atividades;
  • Identificar o sujeito e o predicado nas frases simples e compostas;
  • Trocar ideias e cooperar com os colegas;
  • Perguntar e tirar dúvidas durante a aula;
  • Praticar a identificação do sujeito e do predicado nos exercícios propostos.