Aula sobre Sujeito Verbo E Objeto

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Sujeito, verbo e objeto" de forma mais envolvente e didática utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Discutiremos o que são sujeito, verbo e objeto, como eles se relacionam e como podemos identificá-los em uma frase. Além disso, vamos contextualizar o uso desses elementos no cotidiano, como em conversas, textos e redações. Os alunos serão incentivados a pensar em diferentes situações em que esses elementos são utilizados na língua inglesa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do projeto

    Apresente aos alunos o projeto de criação de um diário de bordo sobre o tema "Sujeito, verbo e objeto", explicando que o objetivo é criar um registro completo sobre tudo o que será aprendido na aula, bem como a importância do uso correto desses elementos na língua inglesa.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 integrantes, para poderem trabalhar juntos e trocar conhecimentos. Oriente a turma sobre a atividade, baseada na cultura do fazer, e que eles devem valorizar as habilidades diversas no grupo para extrair o melhor resultado.

  3. Etapa 3 - Planejamento

    Cada grupo vai elaborar um plano de trabalho, em que vão definir qual problema será abordado, gerar alternativas e soluções para o problema. Direcione a escolha dos problemas para evitar que alguns sejam muito comuns entre os grupos. Eles devem organizar as etapas essenciais para o desenvolvimento do projeto. As etapas variam de acordo com o tipo de projeto escolhido, mas que no geral são: análise e aprofundamento do tema, escolha do tipo de projeto e construção da proposta detalhada, resultados e quando necessário produção e testes de um produto).

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos vão pesquisar a fundo sobre os problemas e as alternativas escolhidas. É importante que eles identifiquem o sujeito, o verbo e o objeto em frases referentes aos temas escolhidos.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo as informações pesquisadas e outras curiosidades relacionadas ao tema.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Na semana seguinte, cada grupo deve socializar seu projeto para toda a turma. Os diários de bordo dos grupos serão compartilhados com os colegas para que todos possam aprender com as descobertas dos outros.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos de forma contínua ao longo da realização do projeto e dê feedback de como foi a evolução do trabalho. Além disso, peça que eles se autoavaliem sobre a construção do projeto e sobre a apresentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e discriminar sujeito, verbo e objeto em frases em inglês.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes e confiáveis.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade dos alunos de elaborar soluções para problemas.
  • Aprimorar as habilidades linguísticas dos alunos em relação ao vocabulário e à gramática da língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Participação em grupo;
  • Execução e qualidade do diário de bordo;
  • Qualidade da apresentação;
  • Identificação e uso adequado de sujeito, verbo e objeto nas frases em inglês;
  • Cumprimento das etapas do projeto.

Ações do professor

  • Apresentar o projeto e as etapas da metodologia ativa aos alunos;
  • Orientar e direcionar o trabalho dos grupos;
  • Estimular os alunos a buscar informações relevantes e confiáveis;
  • Avaliar o trabalho dos alunos de forma justa e objetiva;
  • Promover debates e reflexões sobre os temas abordados na aula.

Ações do aluno

  • Colaborar com os integrantes do seu grupo;
  • Pesquisar informações relevantes e confiáveis sobre o tema;
  • Identificar e utilizar corretamente sujeito, verbo e objeto nas frases em inglês;
  • Elaborar soluções criativas para os problemas escolhidos;
  • Apresentar o diário de bordo e compartilhar as informações com os colegas.