Aula sobre Sujeito Verbo E Objeto
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Sujeito, verbo e objeto" de forma mais envolvente e didática utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Discutiremos o que são sujeito, verbo e objeto, como eles se relacionam e como podemos identificá-los em uma frase. Além disso, vamos contextualizar o uso desses elementos no cotidiano, como em conversas, textos e redações. Os alunos serão incentivados a pensar em diferentes situações em que esses elementos são utilizados na língua inglesa.
Etapa 1 - Apresentação do projeto
Apresente aos alunos o projeto de criação de um diário de bordo sobre o tema "Sujeito, verbo e objeto", explicando que o objetivo é criar um registro completo sobre tudo o que será aprendido na aula, bem como a importância do uso correto desses elementos na língua inglesa.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 integrantes, para poderem trabalhar juntos e trocar conhecimentos. Oriente a turma sobre a atividade, baseada na cultura do fazer, e que eles devem valorizar as habilidades diversas no grupo para extrair o melhor resultado.Etapa 3 - Planejamento
Cada grupo vai elaborar um plano de trabalho, em que vão definir qual problema será abordado, gerar alternativas e soluções para o problema. Direcione a escolha dos problemas para evitar que alguns sejam muito comuns entre os grupos. Eles devem organizar as etapas essenciais para o desenvolvimento do projeto. As etapas variam de acordo com o tipo de projeto escolhido, mas que no geral são: análise e aprofundamento do tema, escolha do tipo de projeto e construção da proposta detalhada, resultados e quando necessário produção e testes de um produto).Etapa 4 - Pesquisa
Os grupos vão pesquisar a fundo sobre os problemas e as alternativas escolhidas. É importante que eles identifiquem o sujeito, o verbo e o objeto em frases referentes aos temas escolhidos.Etapa 5 - Criação do diário de bordo
Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo as informações pesquisadas e outras curiosidades relacionadas ao tema.Etapa 6 - Socialização
Na semana seguinte, cada grupo deve socializar seu projeto para toda a turma. Os diários de bordo dos grupos serão compartilhados com os colegas para que todos possam aprender com as descobertas dos outros.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos de forma contínua ao longo da realização do projeto e dê feedback de como foi a evolução do trabalho. Além disso, peça que eles se autoavaliem sobre a construção do projeto e sobre a apresentação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e discriminar sujeito, verbo e objeto em frases em inglês.
- Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes e confiáveis.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade dos alunos de elaborar soluções para problemas.
- Aprimorar as habilidades linguísticas dos alunos em relação ao vocabulário e à gramática da língua inglesa.
Critérios de avaliação
- Participação em grupo;
- Execução e qualidade do diário de bordo;
- Qualidade da apresentação;
- Identificação e uso adequado de sujeito, verbo e objeto nas frases em inglês;
- Cumprimento das etapas do projeto.
Ações do professor
- Apresentar o projeto e as etapas da metodologia ativa aos alunos;
- Orientar e direcionar o trabalho dos grupos;
- Estimular os alunos a buscar informações relevantes e confiáveis;
- Avaliar o trabalho dos alunos de forma justa e objetiva;
- Promover debates e reflexões sobre os temas abordados na aula.
Ações do aluno
- Colaborar com os integrantes do seu grupo;
- Pesquisar informações relevantes e confiáveis sobre o tema;
- Identificar e utilizar corretamente sujeito, verbo e objeto nas frases em inglês;
- Elaborar soluções criativas para os problemas escolhidos;
- Apresentar o diário de bordo e compartilhar as informações com os colegas.