Aula sobre Sujeito Verbo E Objeto

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O estudo de sujeito, verbo e objeto é de extrema importância para a compreensão e produção de frases e textos em inglês. Esses são elementos essenciais da gramática inglesa e, portanto, são fundamentais para a comunicação efetiva. Nesta atividade, vamos trabalhar com a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos vão criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. Com isso, eles terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam e expressar sua criatividade. Além disso, eles serão incentivados a trabalhar em equipe e compartilhar suas ideias e conhecimentos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução do tema sujeito, verbo e objeto e explique sua importância. Explique, também, a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada. Apresente as estruturas de sujeito, verbo e objeto na língua inglesa e tire possíveis dúvidas iniciais da turma.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida os estudantes em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo vai receber uma folha de papel A4 dividida em 8 partes. Eles devem trabalhar em grupos para entender melhor o assunto. Nessa etapa, eles podem pesquisar em livros didáticos, em sites confiáveis, em dicionários e em materiais complementares. Os alunos devem discutir quais informações são mais relevantes e como podem aplicar a estrutura em situações reais.

  3. Etapa 3 - Explicação dos subtópicos

    Explique os subtópicos que devem ser abordados no fanzine: o que é sujeito, o que é verbo e o que é objeto, e como abordá-los. Nessa etapa, o grupo deve criar um esboço do que foi aprendido, que servirá como base para a criação do fanzine. O esboço deve conter exemplos práticos sobre como a estrutura de sujeito, verbo e objeto utilizada em textos e frases.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    A turma terá 60 minutos para criar a fanzine em seus grupos. Eles devem usar o que aprenderam para criar uma história ou um texto que contenha sujeito, verbo e objeto de forma clara e precisa.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo apresenta seu fanzine para a turma. Os estudantes devem explicar como utilizaram o sujeito, verbo e objeto em sua história ou texto. A turma discute irá discutir os pontos fortes e fracos de cada fanzine.Eles devem receber feedback uns dos outros e fazer ajustes finais antes de apresentar o resultado final para a turma. Avaliar o desempenho dos alunos e dê feedback construtivo para auxiliá-los a melhorar.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça um resumo do tema e reforçar a importância do sujeito, verbo e objeto na comunicação em inglês. Discuta com a turma a aprendizagem adquirida durante a aula. Os alunos podem compartilhar suas opiniões e experiências sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discriminar sujeito de objeto.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Encorajar o trabalho em equipe e a troca de ideais.

Critérios de avaliação

  • Clareza da definição e uso correto do sujeito, verbo e objeto.
  • Coerência da história ou texto criado.
  • Qualidade da apresentação.
  • Participação no feedback construtivo.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Dar feedback construtivo e encorajar a criatividade dos alunos.
  • Monitorar o andamento da atividade e ajudar os grupos que estiverem com dificuldades.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar na construção do fanzine.
  • Usar adequadamente os elementos sujeito, verbo e objeto na história ou texto.
  • Apresentar o fanzine de forma clara e bem elaborada.