Aula sobre Sujeito Verbo E Objeto

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, vamos aprender sobre o sujeito, verbo e objeto. Essa é uma estrutura importante para a construção de frases e é fundamental para a comunicação em inglês. Quando aprendemos essa estrutura, somos capazes de formular frases que fazem sentido e que podem transmitir uma mensagem clara para o interlocutor. Podemos encontrar essa estrutura na língua inglesa em diversos contextos do nosso dia a dia, desde a comunicação com amigos e familiares até em textos acadêmicos e profissionais. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que permite a colaboração, criatividade e inovação da turma. Os estudantes terão a oportunidade de trabalhar em equipe e aplicar na prática a teoria aprendida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução ao tema, apresente as estruturas de sujeito, verbo e objeto na língua inglesa e como eles se relacionam em uma oração. Explique a importância de aprendê-las e dê exemplos simples e objetivos para que os estudantes compreendam bem o tema. Use exemplos cotidianos que possam ser facilmente conectados com a realidade dos alunos. Você também deve apresentar o objetivo da aula e a metodologia que será utilizada.

  2. Etapa 2 - Entender

    Divida a turma em grupos, incentivando a diversidade de perfis entre elas, e explique que eles vão trabalhar juntos para entender melhor o assunto. Nessa etapa, eles podem pesquisar em livros didáticos, em sites confiáveis, em dicionários e em materiais complementares. Os alunos devem discutir quais informações são mais relevantes e como podem aplicar a estrutura em situações reais.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Nessa etapa, o grupo cria um esboço do que foi aprendido, que vai servir como base para a criação de um modelo de design sprint. O esboço deve conter exemplos práticos sobre como a estrutura de sujeito, verbo e objeto é utilizada em textos e frases. É importante que os alunos aprofundem os temas.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Com o esboço criado, os grupos decidem qual será o modelo de design sprint que vão utilizar para aplicar o que foi aprendido. Alguns exemplos de design sprint são: criação de um cartaz, criação de um vídeo explicativo, criação de um jogo, entre outros. Eles devem pensar em como aplicar a teoria em uma atividade prática.

  5. Etapa 5 - Prototipar e testar

    Os grupos vão prototipar a atividade escolhida e testá-la com os colegas da sala. Eles devem explicar como chegaram a essa organização das ideias. É importante que todos os alunos escutem as apresentações e façam perguntas para os colegas. Os grupos devem receber feedback uns dos outros e fazer ajustes finais antes de apresentar o resultado final para a turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Nessa etapa, os grupos apresentam o resultado final para a turma. Avalie o desempenho dos alunos e dê feedback construtivo para auxiliá-los a melhorar.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua o tema reforçando os principais conceitos de sujeito, verbo e objeto e como eles se relacionam em uma oração. Discuta com a turma a aprendizagem adquirida durante a aula. Os alunos podem compartilhar suas opiniões e experiências sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês;
  • Estimular a colaboração entre alunos;
  • Promover a criatividade e inovação na aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Compreensão da estrutura de sujeito, verbo e objeto;
  • Habilidade de aplicar a estrutura em situações reais;
  • Criatividade e inovação na atividade prática desenvolvida.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da aula e a metodologia utilizada;
  • Estimular a colaboração entre os alunos;
  • Dar feedback construtivo para auxiliar os alunos a melhorar.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para entender melhor o assunto;
  • Criar um esboço com exemplos práticos;
  • Escolher uma atividade prática para aplicar o que foi aprendido.