Aula sobre Sujeito Verbo E Objeto

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "Sujeito, verbo e objeto" é fundamental para a compreensão da língua inglesa, pois esses elementos são a base para a formação de frases e compreensão de textos. É importante que os alunos saibam reconhecer e diferenciar o sujeito e objeto nas frases, bem como sua relação com os verbos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criam um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula orientando os alunos sobre o tema e os objetivos a serem alcançados. Em seguida, os alunos preenchem no Padlet o Check-in, onde devem expressar suas expectativas e dúvidas em relação ao assunto.

  2. Etapa 2 - Conversa em duplas

    Os estudantes são organizados em duplas e vão receber um conjunto de frases. Eles devem identificar o sujeito, verbo e objeto em cada uma delas.

  3. Etapa 3 - Atividade em duplas

    As duplas vão discutir o que sabem sobre sujeito, objeto e verbo. Elas vão fazer um brainstorming para listar alguns exemplos de cada um desses elementos e discutir como eles podem ser identificados nas frases.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos exemplos

    Cada dupla deve preparar uma apresentação com slides de seus exemplos para a turma, explicando as características e as diferenças entre sujeito, objeto e verbo.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos preenchem o campo Check-out no Padlet, onde devem expressar o que aprenderam e os próximos passos para consolidar o conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de compreensão das estruturas básicas da língua inglesa.
  • Estimular a criatividade dos alunos na apresentação de exemplos e na resolução de atividades em grupo.
  • Facilitar o aprendizado e a compreensão do conteúdo por meio do registro de aprendizagem individual.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar corretamente o sujeito, verbo e objeto nas frases.
  • Participação ativa nas atividades individuais e em grupo.
  • Uso adequado da língua inglesa para se expressar.

Ações do professor

  • Explicar claramente os objetivos da aula e os procedimentos para a realização dos exercícios.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a atividade em grupo.
  • Orientar e corrigir possíveis erros e dúvidas durante a realização das atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar colaborativamente em grupo, compartilhando conhecimento e ideias.
  • Utilizar a língua inglesa de forma adequada e correta para se expressar.