Aula sobre Sujeito Verbo E Objeto
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, vamos trabalhar a diferença entre sujeito e objeto em uma frase. Vamos entender como identificar esses elementos e a importância de usá-los corretamente em uma comunicação. Para tornar a aula mais dinâmica, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação. Vamos criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações, para que os alunos possam desenvolver suas habilidades enquanto se divertem. Por exemplo, se você diz "I love pizza", a palavra "I" é o sujeito, enquanto "pizza" é o objeto. É importante compreender a diferença entre sujeito e objeto para se comunicar de forma eficiente em inglês.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a importância de conhecer a diferença entre sujeito e objeto. Você pode usar exemplos práticos e pedir aos alunos que repitam esses exemplos em voz alta.Etapa 2 - Leitura em grupo
Faça uma leitura em voz alta de um texto e os alunos identificam o sujeito, o verbo e o objeto em cada uma das frases.Etapa 3 - Prática individual
Os alunos fazem uma atividade individual na qual eles criam uma frase com sujeito, verbo e objeto. Você deve dar feedback individual a cada aluno.Etapa 4 - Jogo de cartas
Os alunos criam um jogo com oito cartas de perguntas e oito cartas de afirmações relacionadas ao tema. Eles são divididos em times e jogam um contra o outro, cada time tenta responder corretamente à pergunta do outro time.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos discutem as perguntas e as respostas em grupo, com você medindo e corrigindo as respostas. Também dê feedback sobre como os alunos identificam o sujeito e o objeto na frase.Etapa 6 - Feedback
Dê feedback geral sobre as atividades e responda às perguntas dos alunos. Reforce também os conceitos aprendidos.Etapa 7 - Encerramento
Faça um resumo dos principais tópicos da aula e incentive os alunos a continuarem praticando para aprimorar suas habilidades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discriminar sujeito e objeto em uma frase.
- Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.
- Aprender sobre a importância do uso correto do sujeito e do objeto na comunicação em inglês.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do jogo de cartas.
- Incentivar a prática individual para o aprimoramento das habilidades.
Critérios de avaliação
- Capacidade do aluno em identificar o sujeito e o objeto em uma frase.
- Participação e engajamento do aluno nas atividades em grupo e individual.
- Qualidade das perguntas e respostas no jogo de cartas.
- Observação do feedback do professor conforme a resolução das atividades.
- Desempenho do aluno na atividade individual.
Ações do professor
- Explicar o tema de forma clara e acessível.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos durante as atividades.
- Dar feedback individualizado e coletivo.
- Reforçar os conceitos aprendidos e as habilidades desenvolvidas.
- Estimular a prática individual para o aprimoramento das habilidades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em equipe para criar e jogar o jogo de cartas.
- Identificar corretamente o sujeito e o objeto nas atividades em grupo e individual.
- Se dedicar à prática individual para aprimorar as habilidades.
- Pedir feedback ao professor e aos colegas de turma.