Aula sobre Sujeito Verbo E Objeto

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Sujeito, verbo e objeto são conceitos fundamentais na estruturação da língua inglesa, pois são os alicerces da formação das frases. O sujeito é a pessoa ou coisa que pratica a ação na frase, o verbo é a ação em si e o objeto é a pessoa ou coisa que recebe a ação. Essa estrutura é encontrada em diversas situações cotidianas, como em frases simples de diálogos ou na leitura de textos em inglês. Nesta atividade, utilizaremos o método de Rotação por estações para trabalhar este conceito de forma mais envolvente e didática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza os conceitos de sujeito, verbo e objeto e explique as diferenças entre a ordem das frases em inglês e português. Em seguida, será proposto um jogo de perguntas e respostas para revisar os conceitos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 (Identificando sujeito e verbo)

    Os alunos serão divididos em grupos pequenos e vão trabalhar em uma estação cujo objetivo será identificar sujeitos e verbos em frases simples em inglês. Depois de identificar, eles devem escrever as frases em seus cadernos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 (Identificando objeto)

    Em outra estação, os alunos vão trabalhar na identificação de objetos em frases simples em inglês. Eles devem escrever as frases em seus cadernos logo após identificar os objetos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 (Formando frases)

    Na última estação, os alunos devem trabalhar em grupos para formar frases. Forneça pronomes e verbos para que os alunos possam criar frases, identificando o sujeito, verbo e objeto.

  5. Etapa 5 - Compartilhando resultados

    Ao final da atividade, todos os grupos se reúnem para compartilhar seus resultados e discutir possíveis dúvidas ou dificuldades encontradas. Você pode utilizar esse momento para esclarecer as dúvidas e reforçar os conceitos aprendidos.

  6. Etapa 6 - Prática adicional

    Para finalizar, os alunos recebem uma atividade extra na qual vão aplicar o conhecimento adquirido durante a aula em frases mais complexas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar sujeito, verbo e objeto em frases simples e complexas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Reforçar os conceitos de gramática da língua inglesa por meio de atividades dinâmicas e práticas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do sujeito, verbo e objeto nas frases propostas.
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo e nas discussões em sala de aula.
  • Capacidade de formular e identificar frases simples e complexas com sujeito, verbo e objeto.

Ações do professor

  • Introduzir os conceitos de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Esclarecer dúvidas e reforçar os conceitos aprendidos durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo e das discussões em sala de aula.
  • Identificar corretamente sujeito, verbo e objeto em frases simples e complexas.
  • Formular e identificar frases simples e complexas com sujeito, verbo e objeto.