Aula sobre Sujeito

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O sujeito é um dos elementos mais importantes na estrutura de uma oração, pois é ele quem pratica ou sofre a ação verbal. É fundamental que os alunos aprendam a identificá-lo corretamente para compreenderem melhor a mensagem do texto. Neste material, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, e os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar sua aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância do sujeito na estrutura da oração. Em seguida, os alunos farão uma atividade de brainstorming em pequenos grupos para listar exemplos de sujeito em frases com verbos no presente, passado e futuro.

  2. Etapa 2 - Introdução à Dinâmica dos 3 Qs

    Apresente a Dinâmica dos 3 Qs e explique como ela será usada para avaliar a aprendizagem. Os alunos criarão um template com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”, que será utilizado para avaliar a atividade sobre sujeito.

  3. Etapa 3 - Leitura de textos

    Os alunos farão a leitura de diferentes textos, como notícias, contos, poemas, entre outros, para identificar os tipos de sujeito utilizados. Indique textos que contenham diferentes tipos de sujeito, como simples, composto, oculto, indeterminado.

  4. Etapa 4 - Atividades práticas

    Os alunos realizarão atividades práticas para identificar o sujeito em diferentes tipos de frases. Aplique exercícios de preenchimento de lacunas, atividades de associação, entre outros recursos didáticos.

  5. Etapa 5 - Discussão e avaliação

    Ao final da aula, os alunos discutirão em pequenos grupos sobre os tipos de sujeito que encontraram nos textos lidos e nas atividades práticas realizadas. Em seguida, preencherão os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?” do template para avaliar a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar o sujeito em diferentes tipos de frases;
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos;
  • Promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do sujeito nas atividades propostas;
  • Participação ativa na elaboração do template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Cooperação e respeito no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Selecionar textos adequados para a leitura e atividades práticas;
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo com respeito e cooperação;
  • Realizar a avaliação por meio do template da Dinâmica dos 3 Qs.