Aula sobre Sujeito

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O sujeito é uma das estruturas básicas da língua portuguesa e é fundamental para a compreensão de textos. É importante que os alunos entendam a importância do sujeito na construção de frases e saibam identificá-lo. Neste material, a metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares. Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o sujeito para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema e desenvolver suas habilidades em identificar a estrutura básica da oração.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do sujeito na construção de frases. Em seguida, faça uma breve revisão sobre a estrutura básica da oração.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de duas ou três pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo criará um mapa conceitual sobre o sujeito, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Faça comentários e perguntas para estimular a discussão e o aprofundamento do tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre os mapas conceituais. Faça perguntas para estimular a discussão.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Cada aluno produzirá um texto curto utilizando o sujeito em diferentes tipos de frases.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em sua vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a estrutura básica da oração.
  • Aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar corretamente o sujeito em diferentes tipos de frases.
  • Qualidade do mapa conceitual produzido pelo grupo.
  • Cooperação e colaboração dos alunos durante a atividade em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão e o aprofundamento do tema.

Ações do aluno

  • Colaborar com os colegas de grupo na criação do mapa conceitual.
  • Produzir um texto curto utilizando o sujeito em diferentes tipos de frases.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da reflexão final.