Aula sobre Sujeito

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O sujeito é um elemento fundamental na estruturação da oração. Ele é responsável por indicar quem ou o que pratica a ação do verbo. É importante que os alunos aprendam a reconhecer o sujeito em textos para que possam compreender melhor o que está sendo dito. Neste material, utilizaremos a Cultura Maker para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma breve explanação sobre o conceito de sujeito, apresentando exemplos de como ele se apresenta em textos e na fala cotidiana. Os alunos serão encorajados a participar, compartilhando suas próprias experiências com o tema. Divida a turma em grupos.

  2. Etapa 2 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”. Cada campo deverá ser preenchido com as percepções dos alunos sobre as atividades que serão realizadas.

  3. Etapa 3 - Atividade de reconhecimento de sujeito

    Os alunos, em grupos, receberão textos para identificar o sujeito. Disponibilize textos de diferentes gêneros, como notícias, contos, poesias, entre outros. Os grupos deverão criar uma lista com os sujeitos encontrados e discutir sobre as possibilidades de sujeitos ocultos.

  4. Etapa 4 - Produção textual

    Os alunos deverão produzir uma pequena narrativa, identificando o sujeito presente em cada oração.

  5. Etapa 5 - Socialização das produções

    Os alunos serão convidados a compartilhar suas produções com a turma, identificando como o sujeito foi utilizado em cada oração.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Solicite aos alunos que preencham o template criado na Etapa 2.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve síntese da aula destacando os principais pontos abordados e estimulando a reflexão dos alunos sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificação do sujeito em textos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Incentivar o trabalho em grupo.
  • Estimular a autoavaliação dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância do sujeito na estruturação da oração.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do sujeito nas atividades realizadas.
  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos grupos.
  • Qualidade da produção textual realizada pelos alunos.
  • Reflexão sobre a importância do sujeito na estruturação da oração.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.
  • Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Produzir uma pequena narrativa identificando o sujeito em cada oração.
  • Refletir sobre a importância do sujeito na estruturação da oração.