Aula sobre Sujeito
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O sujeito é responsável por indicar quem pratica a ação do verbo. É importante que os estudantes compreendam a função do sujeito para que possam construir frases corretamente e se expressar de forma objetiva. Para trabalhar esse tema de forma envolvente e didática, propomos a metodologia ativa Design Sprint, que permitirá aos alunos desenvolver um projeto prático. Durante o processo, os alunos terão a oportunidade de entender o tema, esboçar ideias, decidir a abordagem mais adequada, prototipar e testar suas criações.
Etapa 1 - Apresentação e entendimento do tema
Inicie a aula explicando o que é o sujeito e qual é a sua função na oração, utilizando exemplos práticos. Em seguida, os alunos farão uma atividade de reconhecimento do sujeito em frases.Etapa 2 - Esboçar ideias
Os alunos, em grupo, deverão criar um mapa mental sobre o que entendem sobre o sujeito e como ele pode ser aplicado em seu cotidiano.Etapa 3 - Decidir qual abordagem será mais adequada
Os grupos deverão escolher um tema que envolva o sujeito para trabalhar. Algumas sugestões são: campanhas publicitárias, notícias de jornais, histórias em quadrinhos, músicas ou vídeos.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos deverão criar um pequeno projeto que envolva o tema escolhido e o sujeito. Por exemplo, se o tema escolhido for campanhas publicitárias, os alunos poderão criar uma propaganda que destaque o sujeito.Etapa 5 - Testar
Os grupos apresentarão suas criações e discutirão como o sujeito foi utilizado em seus projetos.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a estrutura básica da oração: sujeito, predicado e complemento;
- Desenvolver a habilidade de identificar o sujeito em textos;
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Identificação correta do sujeito em textos;
- Participação ativa e colaborativa em todas as etapas do projeto;
- Criatividade na utilização do sujeito em seus projetos.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o que é o sujeito e qual sua função na oração;
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto;
- Auxiliar os grupos durante a criação de seus projetos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas do projeto
- Trabalhar em equipe e colaborar com as ideias dos colegas
- Utilizar o sujeito de forma criativa em seus projetos.