Aula sobre Sujeito

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O sujeito é fundamental para a compreensão da estrutura básica da oração. Ele é a pessoa ou coisa que pratica a ação do verbo. É importante que os estudantes compreendam a importância dessa estrutura na construção do sentido das frases e dos textos. Para tornar a aula mais didática, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, e os alunos criarão um mapa de empatia, desenvolvendo habilidades socioemocionais e cognitivas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Escreva no quadro a frase "O cachorro late para o gato". Explique que o sujeito é o cachorro, pois é ele quem pratica a ação do verbo latir.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Faça uma breve apresentação sobre o Design Thinking, explicando que é uma metodologia ativa que estimula a criatividade e o pensamento crítico. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os grupos receberão uma folha de papel sulfite e deverão criar um mapa de empatia para o personagem principal de uma história fictícia indicada por você. O mapa deverá conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  4. Etapa 4 - Identificação do sujeito

    Cada grupo escolherá uma frase da história fictícia e identificará o sujeito e o verbo da frase. Em seguida, apresentarão a frase e a identificação do sujeito e do verbo para a turma.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Cada aluno produzirá uma pequena narrativa utilizando a estrutura básica da oração, incluindo sujeito, verbo e complemento. Forneça um tema para a produção textual.

  6. Etapa 6 - Socialização das produções

    Os alunos lerão suas produções para a turma e identificarão o sujeito, o verbo e o complemento de cada frase.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação oral do desempenho dos alunos durante a aula, levando em consideração a compreensão do tema, a participação nas atividades e a qualidade da produção textual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades socioemocionais e cognitivas dos alunos por meio do Design Thinking;
  • Compreender a importância da estrutura básica da oração para a construção do sentido das frases e dos textos;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Qualidade da produção textual;
  • Identificação correta do sujeito, verbo e complemento nas frases apresentadas;
  • Habilidade de trabalhar em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na produção textual;
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas;
  • Fazer uma avaliação criteriosa do desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente o sujeito e o verbo das frases apresentadas;
  • Trabalhar em grupo na criação do mapa de empatia;
  • Produzir uma narrativa utilizando a estrutura básica da oração;
  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Receber e aplicar feedbacks para melhorar o desempenho nas atividades propostas.