Aula sobre Superlativo Em Ingles
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula, vamos aprender sobre superlativos em inglês e como utilizá-los para descrever algo que está no grau máximo de uma qualidade ou quantidade. Por exemplo, podemos dizer que o Monte Everest é a maior montanha do mundo ou que o Brasil é o país com o maior número de falantes da língua portuguesa. Entender os superlativos é importante para a comunicação em inglês, pois nos ajuda a descrever as coisas de maneira mais precisa e clara. Na metodologia da gamificação, os alunos criarão um jogo de tabuleiro visando praticar e fixar o conhecimento sobre superlativo em inglês, tornando a aula mais divertida e envolvente.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando sobre os superlativos em inglês, o que são e como são utilizados. Em seguida, peça para que os alunos formem grupos de até quatro pessoas e apresentem exemplos de superlativos em inglês que conheçam.Etapa 2 - Cards
Os grupos receberão um conjunto de cartas com perguntas e ações relacionadas ao tema. As perguntas podem ser referentes às regras do superlativo ou a casos específicos. As ações seriam relativas à penalidade ou recompensa. Os grupos terão que acertar as questões propostas para avançar no tabuleiro. Caso respondam incorretamente, terão que retornar uma posição no tabuleiro.Etapa 3 - Criação
Os grupos criarão um jogo de tabuleiro com 51 casas, sendo que a casa inicial é a palavra "superlativo" e a casa final é "vencedor". Os grupos devem criar as perguntas e ações que serão utilizadas no jogo. O objetivo é chegar ao final do tabuleiro, respondendo corretamente às perguntas de superlativos em inglês. Auxilie os grupos na criação do jogo, tirando dúvidas e fornecendo os materiais necessários como cartolina, lápis de cor e folhas sulfite.Etapa 4 - Apresentação
Os grupos apresentarão os jogos criados para a turma, explicando as regras e objetivo do jogo, e realizando uma partida para avaliação.Etapa 5 - Lista de frases
Cada aluno individualmente criará uma lista de 10 frases em inglês utilizando superlativos.Etapa 6 - Encerramento
Encerre a aula ressaltando a importância de entender os superlativos em inglês para a comunicação e como a metodologia da gamificação tornou o aprendizado mais divertido e efetivo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
- Estimular a criatividade e trabalho em grupo na criação do jogo de tabuleiro.
- Promover a interação em sala de aula por meio de uma atividade lúdica e envolvente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
- Desempenho na partida do jogo criado.
- Qualidade das frases criadas individualmente.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema.
- Acompanhar o desempenho dos alunos na partida do jogo.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na criação do jogo de tabuleiro.
- Participar ativamente na partida do jogo criado.
- Criar individualmente frases utilizando superlativos em inglês.