Aula sobre Superlativo Em Ingles

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, vamos aprender sobre superlativos em inglês e como utilizá-los para descrever algo que está no grau máximo de uma qualidade ou quantidade. Por exemplo, podemos dizer que o Monte Everest é a maior montanha do mundo ou que o Brasil é o país com o maior número de falantes da língua portuguesa. Entender os superlativos é importante para a comunicação em inglês, pois nos ajuda a descrever as coisas de maneira mais precisa e clara. Na metodologia da gamificação, os alunos criarão um jogo de tabuleiro visando praticar e fixar o conhecimento sobre superlativo em inglês, tornando a aula mais divertida e envolvente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando sobre os superlativos em inglês, o que são e como são utilizados. Em seguida, peça para que os alunos formem grupos de até quatro pessoas e apresentem exemplos de superlativos em inglês que conheçam.

  2. Etapa 2 - Cards

    Os grupos receberão um conjunto de cartas com perguntas e ações relacionadas ao tema. As perguntas podem ser referentes às regras do superlativo ou a casos específicos. As ações seriam relativas à penalidade ou recompensa. Os grupos terão que acertar as questões propostas para avançar no tabuleiro. Caso respondam incorretamente, terão que retornar uma posição no tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Criação

    Os grupos criarão um jogo de tabuleiro com 51 casas, sendo que a casa inicial é a palavra "superlativo" e a casa final é "vencedor". Os grupos devem criar as perguntas e ações que serão utilizadas no jogo. O objetivo é chegar ao final do tabuleiro, respondendo corretamente às perguntas de superlativos em inglês. Auxilie os grupos na criação do jogo, tirando dúvidas e fornecendo os materiais necessários como cartolina, lápis de cor e folhas sulfite.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos apresentarão os jogos criados para a turma, explicando as regras e objetivo do jogo, e realizando uma partida para avaliação.

  5. Etapa 5 - Lista de frases

    Cada aluno individualmente criará uma lista de 10 frases em inglês utilizando superlativos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula ressaltando a importância de entender os superlativos em inglês para a comunicação e como a metodologia da gamificação tornou o aprendizado mais divertido e efetivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
  • Estimular a criatividade e trabalho em grupo na criação do jogo de tabuleiro.
  • Promover a interação em sala de aula por meio de uma atividade lúdica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
  • Desempenho na partida do jogo criado.
  • Qualidade das frases criadas individualmente.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema.
  • Acompanhar o desempenho dos alunos na partida do jogo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do jogo de tabuleiro.
  • Participar ativamente na partida do jogo criado.
  • Criar individualmente frases utilizando superlativos em inglês.