Aula sobre Superlativo Em Ingles

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O superlativo é um dos tópicos mais importantes na língua inglesa, pois permite aos alunos descrever algo em seu grau mais alto ou mínimo. Por exemplo, é possível descrever o carro mais rápido, o cachorro mais engraçado ou o livro mais interessante. Este tema é aplicado em diversas áreas, como em compras, viagens, esportes e outros. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam criar atividades em grupos e desenvolver suas habilidades na utilização dos superlativos em inglês.

  1. Etapa 1 - Introdução e revisão

    Revise com os alunos as formas comparativas em inglês, incluindo exemplos e revisão de vocabulário. Apresente o objetivo da aula e oriente sobre a metodologia a ser utilizada.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em três grupos e sala em três estações diferentes onde acontecerão as atividades. Instrua cada grupo por qual estação deverá começar e dê início à atividade.

    Estação 1 - Leitura e interpretação

    Os alunos receberão um texto com superlativos. Eles devem ler e identificar as palavras em superlativo, criando uma lista com exemplos de palavras e frases.

    Estação 2 - Jogo de tabuleiro

    Os alunos jogarão um jogo de tabuleiro em que devem conjugar adjetivos em grau comparativo e superlativo. Prepare o tabuleiro e as regras com antecedência.

    Estação 3 - Apresentação Oral

    Os alunos receberão uma imagem para descrever usando superlativos. Cada grupo deve criar uma apresentação oral com a imagem e seus respectivos superlativos.


  3. Etapa 3 - Conclusão e feedback

    Na última etapa, peça um feedback dos alunos sobre a atividade, incentivando a participação e a troca de ideias entre os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar as formas comparativas e superlativas de adjetivos em inglês.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Proporcionar aos alunos atividades práticas e lúdicas para a fixação do conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das formas superlativas de adjetivos.
  • Participação ativa e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Desempenho na apresentação oral em grupo.

Ações do professor

  • Orientar e esclarecer dúvidas dos alunos sobre o tema.
  • Preparar as atividades e materiais necessários para a aula.
  • Fornecer feedback e orientações para os grupos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar das atividades propostas em grupo.
  • Contribuir ativamente para o sucesso de cada atividade.
  • Comunicar-se com clareza e precisão durante a apresentação oral.