Aula sobre Superlativo Em Ingles

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos falar sobre o superlativo em inglês. O superlativo é usado para comparar coisas em um grupo e dizer qual é o mais alto, ou o melhor. Vamos trabalhar com a metodologia da Sala de Aula Invertida, que significa será estudado o conteúdo em casa e na aula faremos atividades e tiraremos dúvidas. Analisaremos como o tema é importante e útil para a comunicação no dia a dia, como, por exemplo, quando queremos comparar duas coisas para decidir qual é a melhor opção.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Antes da aula, disponibilize um vídeo explicando o conteúdo de superlativo em inglês, juntamente com alguns exercícios para treinamento.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Na sala de aula, os alunos farão duplas e criarão um mapa conceitual sobre o superlativo, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, e uma lista de palavras que podem ser usadas para formar o superlativo.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada dupla apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando como chegaram às ideias, relacionando-as com situações cotidianas, como, por exemplo, a melhor comida, o melhor filme, a melhor banda, e assim por diante.

  4. Etapa 4 - Exercícios adicionais

    Passe exercícios adicionais para os alunos praticarem o uso de superlativo em inglês, com a correção em sala de aula e explicações adicionais.

  5. Etapa 5 - Atividade

    Os alunos farão uma atividade, onde devem descrever suas experiências de viagem, usando o superlativo em inglês, e apresentar para a turma.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese das atividades e tire as dúvidas dos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Peça para os alunos fazerem uma autoavaliação do que aprenderam e como se sentem em relação ao uso do superlativo em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em usar o superlativo de adjetivos em inglês
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas
  • Incentivar o trabalho em equipe

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as atividades propostas
  • Produção do mapa conceitual de forma clara e organizada
  • Utilização correta do superlativo em inglês na atividade de produção textual
  • Autoavaliação individual sobre o aprendizado

Ações do professor

  • Disponibilizar o vídeo e as atividades em casa
  • Orientar a criação do mapa conceitual e acompanhar o desenvolvimento dos alunos
  • Corrigir exercícios e auxiliar na produção textual
  • Estimular a participação dos alunos e esclarecer dúvidas

Ações do aluno

  • Assistir o vídeo e realizar as atividades em casa
  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual
  • Apresentar o mapa conceitual e a atividade de produção textual
  • Participar ativamente nas atividades e tirar dúvidas quando necessário