Aula sobre Superlativo Ou Comparativo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As formas "Superlativo ou Comparativo?" são utilizadas para comparar qualidades e quantidades entre duas ou mais coisas.

Por exemplo, para indicar que algo é o mais bonito de todos, ou o mais forte de todos, utilizamos o superlativo. Já para comparar duas coisas, utilizamos o comparativo.


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema "Superlativo ou Comparativo?" de forma clara e objetiva, mostrando exemplos de como são usadas na língua inglesa. Em seguida, explique a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na atividade.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Proponha uma situação-problema que envolva as formas comparativas e superlativas de adjetivos, a fim de que os alunos possam refletir sobre a aplicação dessas formas na solução do problema. Por exemplo, pode-se propor a seguinte situação: "Você tem dois amigos, o João e a Maria. Qual dos dois é o mais alto? Como você pode comparar a altura deles?".

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os alunos deverão, em grupos, pensar em alternativas para solucionar o problema proposto na etapa anterior, utilizando as formas comparativas e superlativas de adjetivos. Eles deverão anotar as alternativas no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Cada grupo deverá apresentar a solução encontrada para o problema proposto, explicando como as formas comparativas e superlativas de adjetivos foram utilizadas para encontrar a solução. Apoie os grupos, caso necessário.

  5. Etapa 5 - Exercícios de fixação

    Proponha alguns exercícios de fixação para que os alunos possam praticar o que foi aprendido na aula. Esses exercícios devem ser feitos individualmente.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Dê um feedback individual para cada aluno, avaliando o que foi aprendido na aula e apontando pontos que precisam ser melhorados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os pontos mais importantes que foram aprendidos e apontando para os próximos passos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades."
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de resolução de problemas por meio da aplicação das formas comparativas e superlativas de adjetivos.
  • Incentivar a autonomia e a responsabilidade dos alunos pela própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em utilizar as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
  • Participação e colaboração dos alunos na criação do diário de bordo.
  • Apresentação clara e objetiva da solução encontrada para o problema proposto.
  • Realização dos exercícios de fixação de forma correta.
  • Compreensão dos pontos mais importantes abordados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Propor uma situação-problema que envolva as formas comparativas e superlativas de adjetivos.
  • Auxiliar os alunos na geração de alternativas para a solução do problema.
  • Dar feedback individual para cada aluno.
  • Encorajar a participação e colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do diário de bordo.
  • Pensar em alternativas para a solução do problema proposto.
  • Apresentar a solução encontrada para o problema, explicando como as formas comparativas e superlativas de adjetivos foram utilizadas.
  • Realizar os exercícios de fixação de forma correta.
  • Prestar atenção aos feedbacks dados pelo professor.