Aula sobre Superlativo Ou Comparativo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O uso dos comparativos e superlativos é algo muito importante no aprendizado do Inglês. É uma ferramenta valiosa para a comunicação e comparação de qualidades e quantidades. Por isso, nesta aula, vamos aprender sobre o comparativo e o superlativo e como usá-los em situações do dia-a-dia.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve introdução sobre o tema, explicando a diferença entre comparativo e superlativo. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos para que os alunos compreendam a aplicação dessas formas. Você pode usar imagens, infográficos ou vídeos para ilustrar o tema.Etapa 2 - Entender
Nesta etapa, divida a turma em pequenos grupos e distribuir um questionário sobre o uso do comparativo e superlativo. Os alunos devem pesquisar e discutir em grupo as respostas. O objetivo é que eles entendam o uso correto das formas em diferentes contextos.Etapa 3 - Esboçar
Com sua ajuda, os alunos devem criar um modelo de design sprint com 5 etapas para aplicar o tema na prática. Cada grupo deve esboçar um modelo de como eles vão desenvolver esse modelo. Após a conclusão, os grupos devem apresentar seus esboços e debater as propostas.Etapa 4 - Decidir
Nesta etapa, os alunos devem escolher em conjunto um modelo de design sprint a ser usado pela turma. Incentive a participação de todos na decisão.Etapa 5 - Prototipar
Com o modelo escolhido, os grupos devem começar a trabalhar na produção de um protótipo para ser aplicado em situações reais. Eles podem escolher uma situação do cotidiano ou criar uma nova. Oriente e acompanhe a produção.Etapa 6 - Testar
Os alunos devem testar seus protótipos em sala de aula e receber feedback dos colegas.Incentive a discussão entre os grupos e a reflexão sobre o processo.
Etapa 7 - Fechamento
Encerre a atividade com uma reflexão sobre o que foi aprendido. Os alunos devem compartilhar suas opiniões e sugestões para melhorar o processo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar formas comparativas e superlativas em situações de comunicação.
- Estimular a criatividade e autonomia dos alunos na produção de um modelo de design sprint.
- Desenvolver o espírito colaborativo e a capacidade de trabalhar em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos nas atividades.
- Qualidade do modelo de design sprint produzido pelos grupos.
- Efetividade do protótipo criado pelos grupos e feedback recebido.
Ações do professor
- Orientar e acompanhar a produção do modelo de design sprint pelos grupos.
- Estimular a participação e colaboração entre os alunos.
- Dar feedback construtivo aos protótipos produzidos pelos grupos.
Ações do aluno
- Pesquisar e discutir em grupo para entender o uso adequado das formas comparativas e superlativas.
- Esboçar um modelo de design sprint em grupo.
- Trabalhar em equipe para criar um protótipo aplicando o tema em situações reais de comunicação.