Aula sobre Superlativo Ou Comparativo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os alunos irão aprender a utilizar as formassuperlativas ou comparativas de adjetivos em contextos cotidianos, como em conversas informais ou em situações formais de escrita. Dê alguns exemplos de uso, que podem ser retirados de propagandas, na comparação entre produtos, ou na descrição de pessoas e lugares. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que mescla atividades no formato presencial e a distância, visando oferecer uma experiência de aprendizado mais envolvente e dinâmica.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie explicando aos alunos que eles irão aprender sobre as formas comparativas e superlativas de adjetivos em Inglês e sua aplicação. Cada aluno irá criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para registrar o progresso do aprendizado. Deixe claro que o objetivo é que, no final da atividade, eles já sejam capazes de utilizar essas formas de adjetivos de maneira inteligível.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos conceitos

    Apresente os conceitos de comparativo e superlativo de adjetivos e suas regras de formação. Dê exemplos de frases simples e do cotidiano para ilustrar essas regras e demonstrar o uso adequado de cada forma.

  3. Etapa 3 - Prática em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos de 3-4 pessoas e irão realizar uma atividade em conjunto usando comparativos e superlativos de adjetivos. Forneça uma lista de adjetivos para ser usada na atividade ou os alunos podem escolher livremente. Os grupos terão um tempo determinado para preparar a atividade e apresentá-la para a turma.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos grupos, lidere uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas, com foco nos erros comuns e no uso apropriado de comparativos e superlativos de adjetivos.

  5. Etapa 5 - Exercícios individuais

    Os alunos irão realizar uma série de exercícios para praticar o uso de comparativos e superlativos de adjetivos de forma individual. O professor irá fornecer um conjunto de exercícios que os alunos poderão realizar em seu próprio ritmo.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos irão usar o campo de Check-out em seu modelo de registro de aprendizagem para registrar o que aprenderam durante a aula. Eles deverão explicar de maneira clara e objetiva as regras e o uso das formas comparativas e superlativas de adjetivos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor irá utilizar o campo de Check-out do registrador de aprendizagem dos alunos para avaliar o progresso da turma e dar feedback sobre a aula. O professor também poderá se utilizar deste momento para tirar dúvidas e reforçar alguns pontos que ainda não foram compreendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover o desenvolvimento da habilidade dos alunos em utilizar de modo inteligível as formas comparativas e superlativas de adjetivos em Inglês;
  • Estimular a criatividade e trabalho em grupo;
  • Proporcionar uma experiência de aprendizado mais envolvente e dinâmica através da metodologia Ensino Híbrido.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das regras e do uso das formas comparativas e superlativas de adjetivos;
  • Participação ativa nas atividades em grupo e na discussão;
  • Realização correta e completa dos exercícios individuais.

Ações do professor

  • Explicar claramente os conceitos e regras do uso das formas comparativas e superlativas de adjetivos;
  • Fornecer suporte e feedback durante as atividades em grupo e exercícios individuais;
  • Incentivar a participação e a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out;
  • Participar ativamente das atividades em grupo e discussões;
  • Realizar os exercícios individuais por conta própria;
  • Registrar o que foi aprendido no campo de Check-out do modelo de registro de aprendizagem.