Aula sobre Superlativo Ou Comparativo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Superlativo ou Comparativo?" é importante para que os alunos possam comparar qualidades e quantidades. É um tema muito presente no cotidiano, pois estamos sempre comparando coisas ou pessoas, seja no esporte, na música, na escola ou em outras situações. Nesta atividade, vamos trabalhar com a metodologia de gamificação, onde os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    \- Introduza o tema, apresentando alguns exemplos de uso do superlativo e comparativo em inglês. Os alunos devem ser incentivados a participar, sugerindo outros exemplos.

  2. Etapa 2 - Jogo de tabuleiro

    \- Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma caixa com materiais para a criação do seu jogo (tabuleiro, dados, pinos e cartas). Seguindo as instruções, eles deverão criar perguntas e ações relacionadas ao tema do superlativo e comparativo.

    Professor, circule pela sala, auxiliando no que for necessário.


  3. Etapa 3 - Teste do jogo

    \- Cada grupo apresentará o seu jogo para a sala e os colegas testarão, jogando e respondendo às perguntas. Professor, permaneça disponível para tirar dúvidas e incentivar a participação dos alunos.

  4. Etapa 4 - Revisão

    \- Faça uma revisão dos pontos mais importantes do tema, usando exemplos das perguntas e respostas do jogo.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    \- Encerre a aula, incentivando os alunos a continuarem estudando o tema em casa, sugerindo sites e materiais de apoio.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos em Inglês.
  • Estimular a criatividade e trabalho em equipe dos alunos.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem lúdico e divertido.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Participação ativa no desenvolvimento do jogo.
  • Habilidade em responder às perguntas e ações no jogo.
  • Compreensão do uso correto do superlativo e comparativo em inglês.
  • Participação e respeito em relação aos colegas.

Ações do professor

  • Estimular a participação dos alunos.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Fazer uma revisão do tema ao final da atividade.
  • Estimular o respeito e bom convívio entre os alunos durante a atividade.
  • Incentivar a continuidade dos estudos em casa.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do jogo.
  • Participar ativamente na elaboração das perguntas e ações.
  • Responder corretamente às perguntas e ações no jogo.
  • Respeitar os colegas durante a atividade.
  • Continuar estudando o tema em casa.