Aula sobre Superlativo Ou Comparativo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
"Superlativo ou Comparativo?" é um conhecimento muito importante para a fluência em Inglês, pois permite a comparação de qualidades e quantidades e é muito empregada no dia a dia, seja ao escolher um produto no supermercado ou ao avaliar as características de pessoas e lugares diferentes.
Etapa 1 -
Divida a turma em 3 grupos: Grupo A, Grupo B e Grupo C;Etapa 2 -
Organize cada estação com uma atividade diferente relacionada ao tema "Superlativo ou Comparativo?";Exemplo de atividades:
\- Grupo A: Observar imagens de animais e escolher o adjetivo correto em uma ficha com duas opções de adjetivos comparativos ou superlativos;
\- Grupo B: Assistir a um vídeo sobre a comparação entre dois lugares e registrar por escrito as diferenças e semelhanças que foram observadas;
\- Grupo C: Jogar um jogo de tabuleiro com dados e cartas para formar frases comparativas e superlativas com adjetivos.
Etapa 3 -
Explique as instruções de cada atividade para cada grupo de alunos. Cronometre o tempo de 15-20 minutos para cada estação, direcionando um grupo de alunos para cada estação.Etapa 4 -
Encerre a rotação por estações, reunindo novamente toda a turma e incentivando a discussão sobre os resultados e o que aprenderam nas atividades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento de habilidades de comparação e síntese;
- Estimulação da criatividade e da interação entre os estudantes;
- Promoção de uma aprendizagem mais autônoma e contextualizada.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa nas atividades;
- Entendimento correto do uso dos adjetivos comparativos e superlativos;
- Criatividade nas atividades propostas.
Ações do professor
- Explicar as instruções de cada atividade com clareza e paciência;
- Controlar o tempo em cada estação e orientar os alunos na transição entre as atividades;
- Estimular a discussão e o debate entre os estudantes após o término das atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação;
- Cooperar com os colegas para completar as atividades;
- Compartilhar suas ideias e opiniões sobre as atividades realizadas.