Aula sobre Superlativo Ou Comparativo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


"Superlativo ou Comparativo?" é um conhecimento muito importante para a fluência em Inglês, pois permite a comparação de qualidades e quantidades e é muito empregada no dia a dia, seja ao escolher um produto no supermercado ou ao avaliar as características de pessoas e lugares diferentes.

  1. Etapa 1 -

    Divida a turma em 3 grupos: Grupo A, Grupo B e Grupo C;

  2. Etapa 2 -

    Organize cada estação com uma atividade diferente relacionada ao tema "Superlativo ou Comparativo?";

    Exemplo de atividades:

    \- Grupo A: Observar imagens de animais e escolher o adjetivo correto em uma ficha com duas opções de adjetivos comparativos ou superlativos;

    \- Grupo B: Assistir a um vídeo sobre a comparação entre dois lugares e registrar por escrito as diferenças e semelhanças que foram observadas;

    \- Grupo C: Jogar um jogo de tabuleiro com dados e cartas para formar frases comparativas e superlativas com adjetivos.


  3. Etapa 3 -

    Explique as instruções de cada atividade para cada grupo de alunos. Cronometre o tempo de 15-20 minutos para cada estação, direcionando um grupo de alunos para cada estação.

  4. Etapa 4 -

    Encerre a rotação por estações, reunindo novamente toda a turma e incentivando a discussão sobre os resultados e o que aprenderam nas atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento de habilidades de comparação e síntese;
  • Estimulação da criatividade e da interação entre os estudantes;
  • Promoção de uma aprendizagem mais autônoma e contextualizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa nas atividades;
  • Entendimento correto do uso dos adjetivos comparativos e superlativos;
  • Criatividade nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Explicar as instruções de cada atividade com clareza e paciência;
  • Controlar o tempo em cada estação e orientar os alunos na transição entre as atividades;
  • Estimular a discussão e o debate entre os estudantes após o término das atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação;
  • Cooperar com os colegas para completar as atividades;
  • Compartilhar suas ideias e opiniões sobre as atividades realizadas.