Aula sobre Superlativo Ou Comparativo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O uso do superlativo e do comparativo é uma habilidade fundamental na língua inglesa, pois pode ser aplicada em diversas situações, como em debates, conversas informais e até mesmo em apresentações profissionais.

Nesta atividade, os alunos serão desafiados a pensar sobre as diferenças entre o superlativo e comparativo e como aplicá-los corretamente.


  1. Etapa 1 - Introdução

    \- Selecione um vídeo com exemplos práticos, para que os alunos compreendam melhor o tema, e disponibilize este material antes do dia da atividade. Garanta que todos os estudantes tenham acesso.

    \- No dia da atividade, inicie com uma breve apresentação sobre o superlativo e comparativo.

    \- Em seguida, estimule a turma a identificar os pontos principais do vídeo, retome os exemplos apresentados e explique novamente a diferença entre os dois e como utilizá-los corretamente.


  2. Etapa 2 - Trabalho em grupo

    \- Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas e receberão a tarefa de criar um mapa conceitual sobre o superlativo e comparativo.

    \- O mapa deve conter uma ideia central (metade dos grupos fará sobre o comparativo, outra metade sobre o superlativo), além de oito subtópicos (como exemplos de uso e aplicação em frases).

    \- Professor, forneça o material necessário para a atividade, como papel, canetas e lápis de cor, e defina quais grupos farão o mapa sobre superlativo e quais farão sobre o comparativo.


  3. Etapa 3 - Exposição dos mapas

    \- Cada grupo terá cinco minutos para apresentar o seu mapa conceitual para a turma.

    \- Durante a apresentação, os alunos devem explicar as diferenças o seu tema central (superlativo ou comparativo) e os exemplos práticos de como utilizá-los.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    \- Após as apresentações, os alunos deverão discutir coletivamente sobre as diferenças entre o superlativo e comparativo e como aplicá-los corretamente.

  5. Etapa 5 - Atividade individual

    \- Distribua uma lista de frases para os alunos completarem com o superlativo ou comparativo de adjetivos.

    \- Os alunos deverão trabalhar individualmente e entregar a atividade.

    \- Professor, caminhe pela sala de aula e oriente os alunos em caso de dúvidas.


  6. Etapa 6 - Encerramento

    \- Encerre a atividade com uma breve reflexão sobre o tema trabalhado e como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar e aplicar corretamente o superlativo e comparativo de adjetivos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Ampliar o vocabulário em Inglês dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das diferenças entre o superlativo e comparativo de adjetivos.
  • Aplicação correta dos conceitos na atividade individual.
  • Participação ativa na criação do mapa conceitual em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante a atividade em grupo e individual.
  • Acompanhar e dar feedback sobre as apresentações e desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Colaborar na criação do mapa conceitual em grupo.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e nas apresentações.
  • Completar a atividade individual com atenção e aplicação correta dos conceitos.