Aula sobre Superlativo Ou Comparativo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, os alunos serão desafiados a pensar sobre as diferenças entre o superlativo e comparativo e como aplicá-los corretamente.
Etapa 1 - Introdução
\- Selecione um vídeo com exemplos práticos, para que os alunos compreendam melhor o tema, e disponibilize este material antes do dia da atividade. Garanta que todos os estudantes tenham acesso.\- No dia da atividade, inicie com uma breve apresentação sobre o superlativo e comparativo.
\- Em seguida, estimule a turma a identificar os pontos principais do vídeo, retome os exemplos apresentados e explique novamente a diferença entre os dois e como utilizá-los corretamente.
Etapa 2 - Trabalho em grupo
\- Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas e receberão a tarefa de criar um mapa conceitual sobre o superlativo e comparativo.\- O mapa deve conter uma ideia central (metade dos grupos fará sobre o comparativo, outra metade sobre o superlativo), além de oito subtópicos (como exemplos de uso e aplicação em frases).
\- Professor, forneça o material necessário para a atividade, como papel, canetas e lápis de cor, e defina quais grupos farão o mapa sobre superlativo e quais farão sobre o comparativo.
Etapa 3 - Exposição dos mapas
\- Cada grupo terá cinco minutos para apresentar o seu mapa conceitual para a turma.\- Durante a apresentação, os alunos devem explicar as diferenças o seu tema central (superlativo ou comparativo) e os exemplos práticos de como utilizá-los.
Etapa 4 - Discussão em grupo
\- Após as apresentações, os alunos deverão discutir coletivamente sobre as diferenças entre o superlativo e comparativo e como aplicá-los corretamente.Etapa 5 - Atividade individual
\- Distribua uma lista de frases para os alunos completarem com o superlativo ou comparativo de adjetivos.\- Os alunos deverão trabalhar individualmente e entregar a atividade.
\- Professor, caminhe pela sala de aula e oriente os alunos em caso de dúvidas.
Etapa 6 - Encerramento
\- Encerre a atividade com uma breve reflexão sobre o tema trabalhado e como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar e aplicar corretamente o superlativo e comparativo de adjetivos.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Ampliar o vocabulário em Inglês dos estudantes.
Critérios de avaliação
- Compreensão das diferenças entre o superlativo e comparativo de adjetivos.
- Aplicação correta dos conceitos na atividade individual.
- Participação ativa na criação do mapa conceitual em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante a atividade em grupo e individual.
- Acompanhar e dar feedback sobre as apresentações e desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Colaborar na criação do mapa conceitual em grupo.
- Participar ativamente das discussões em grupo e nas apresentações.
- Completar a atividade individual com atenção e aplicação correta dos conceitos.