Aula sobre Superlativo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta prática, o tema abordado será "Superlativo". O superlativo é uma forma de adjetivo usada para indicar o grau máximo de uma qualidade. Por exemplo, "o cachorro mais velho" ou "a cidade mais populosa". O objetivo é ajudar os alunos a compreender a utilização do superlativo em inglês e aplicá-lo no seu cotidiano. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada para desenvolver um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, inicie explicando o que é o superlativo e sua importância. Estimule os estudantes a tirarem suas dúvidas.

  2. Etapa 2 - Exemplos

    Dê exemplos do superlativo, usando palavras simples e exemplos do cotidiano dos alunos. Encoraje os alunos a participarem e darem seus exemplos.

  3. Etapa 3 - Trabalho em Grupo

    Divida os alunos em grupos de quatro e peça para criarem um template para avaliar o trabalho dos outros grupos, utilizando os seguintes critérios: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do Projeto

    Nesta etapa, os grupos vão desenvolver seus projetos. Eles devem escolher um tema específico em que possam trabalhar o superlativo. Por exemplo, "as cidades mais visitadas no mundo" ou "os animais mais perigosos da floresta". O projeto pode ser desenvolvido em uma cartolina ou folha A3, usando canetas coloridas e se baseando em materiais de pesquisa.

  5. Etapa 5 - Apresentações

    Os grupos apresentam seus projetos e os outros grupos aplicam o template para avaliar. Cada grupo apresentador tem 5 minutos para sua apresentação.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Depois da apresentação, os estudantes podem discutir os resultados e suas opiniões.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando o que foi aprendido e incentivando os alunos a continuarem praticando o uso do superlativo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade dos alunos em utilizar as formas comparativas e superlativas de adjetivos.
  • Desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo e avaliar os projetos dos outros grupos.
  • Incentivo à criatividade dos alunos e à aplicação do aprendizado no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo e cumprimento das tarefas.
  • Construção dos argumentos e criatividade na escolha do tema.
  • Apresentação e comunicação, incluindo a utilização do superlativo.
  • Desempenho geral do projeto.

Ações do professor

  • Apresentar a aula e explicar o superlativo.
  • Dar exemplos do superlativo e encorajar os alunos a participar.
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer diretrizes claras para a criação do template de avaliação por pares.
  • Incentivar os alunos a aplicar o superlativo no desenvolvimento dos projetos.
  • Concluir a aula e reforçar o que foi aprendido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e tirar dúvidas quando necessário.
  • Trabalhar em grupo e desenvolver um projeto com o uso do superlativo.
  • Avaliar os projetos dos outros grupos e fornecer feedback construtivo.
  • Demonstrar criatividade e aplicar o aprendizado no cotidiano.
  • Participar da discussão em grupo e compartilhar opiniões e ideias.